header top bar

section content

Detran começa a emitir Carteiras de Motoristas em Patos e agiliza serviços em todo o Sertão

Até então, as CNHs referentes a processos da região eram emitidas pela gráfica de João Pessoa, o que tornava o processo mais lento.

Por

21/02/2013 às 14h26

A partir de agora, os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de toda a região polarizada pela cidade de Patos podem contar com maior agilidade na prestação de serviços relacionados à Divisão de Habilitação. Nesta quinta-feira (21), a 4ª Ciretran passou a emitir carteiras nacionais de habilitação. Até então, as CNHs referentes a processos da região eram emitidas pela gráfica de João Pessoa, o que tornava o processo mais lento.

Entre primeira habilitação, renovação, segunda via e mudança de categoria, a 4ª Ciretran solicitou a impressão de quase nove mil CNHs em 2012; em janeiro deste ano, o número de processos chegou a quase 900.

Com a emissão das CNHs, a Ciretran de Patos passa a ter condições de atender melhor aos usuários de grande parte do Sertão. A 4ª Ciretran abrange também os municípios de Areia de Baraúna, Cacimba de Areia, Quixaba, Passagem, Salgadinho, Santa Terezinha, São José do Bonfim e São José de Espinharas.

Com uma frota de quase 40 mil veículos e mais de 26 mil condutores habilitados, em relação ao volume de atendimento, a Ciretran de Patos só perde para a sede do Detran, em João Pessoa e para a 1ª Ciretran, situada em Campina Grande.

“Descentralizar os serviços e levar para o interior do Estado a mesma agilidade encontrada nas unidades da Capital são alguns desafios do Departamento Estadual de Trânsito, e o Governo do Estado tem feito investimentos em todos os postos e Ciretrans”, disse o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.

Ele lembrou que, até aqui, as carteiras nacionais de habilitação só eram emitidas em João Pessoa e Campina Grande. Portanto, Patos passa a ser a segunda Ciretran a oferecer este tipo de serviço.

Nova sede – No atual Governo, a Ciretran de Patos teve o tamanho triplicado, durante uma obra de reforma e ampliação orçada em R$ 500 mil, e também recebeu móveis, computadores e impressoras que tornaram a prestação dos serviços mais ágil e segura.

A Ciretran, que desde 2007 vinha funcionando em uma casa alugada na Rua Assis Chateaubriand, no Belo Horizonte, passou  a atender em sede própria, na Rua Janúnico Nóbrega, no bairro da Liberdade , também conhecido como Bairro do Morro.

Na reforma da 4ª Ciretran, foram feitos serviços na cobertura do antigo prédio; revitalização de novas instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia e rede lógica; pintura externa e interna; substituição de portas e janelas e recuperação da plataforma de inspeção veicular. A Ciretran de Patos ganhou , ainda, uma pista para realização das provas práticas de direção veicular. Antes, os exames eram feitos no meio da rua, sem conforto e segurança para examinadores, instrutores de Centros de Formação de Condutores e candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!