header top bar

section content

Vital participa de audiência em Pombal para debater situação de Coremas/Mãe D´Água

O prefeito Antônio Lopes (PSDB) e o vice Lucrenato Júnior (PMDB) estiveram recentemente no gabinete do senador Vital do Rêgo.

Por

17/10/2013 às 15h10

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) estará, nesta quinta-feira (17), representando a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) na Audiência da Câmara Municipal de Pombal, para debater sobre a situação da reserva hídrica do Sistema Coremas / Mãe D´Água, e o impacto causado na agropecuária e na comunidade por onde o Rio Piranhas transcorre e que abastece diversos municípios do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A Audiência contará com a presença do Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e acontecerá às 18 horas no Plenário da Câmara Municipal de Pombal.

O prefeito Antônio Lopes (PSDB) e o vice Lucrenato Júnior (PMDB) estiveram recentemente no gabinete do senador Vital do Rêgo em Brasília onde solicitaram apoio para tal problemática que afligem várias cidades do contorno da barragem e tiveram o total apoio dos senador paraibano.

“… Ele disse que isso não interessaria, pois o mais importante era resolver, de forma emergencial, a questão do abastecimento”.

Adiantou, ainda, que logo após ter recebido a notificação da Funasa sobre a qualidade da água tratou de procurar uma solução emergencial. “Nosso objetivo foi estabelecer, o mais rápido possível, uma solução e, como não estávamos incluídos no PAC II porque a administração anterior não tomou essa providencia aqui em Coremas, o senador nos orientou a procurar a Funasa e o Exército em caráter emergencial”.

No início de outubro, a deputada Nilda Gondim juntamente com o deputado Hugo Motta, em uma audiência bastante proveitosa com o Presidente da ANA, trataram de um assunto que aflige a população dos municípios que dependem do Rio Piranhas para sobrevivência.

“Solicitamos ao Presidente Vicente a flexibilização na liberação de água para irrigação, uma vez que, através de uma determinação da Agência sua utilização ficou restrita para apenas um dia na semana, comprometendo todas as plantações. Vicente, de imediato, anunciou que vai flexibilizar a restrição da utilização de água para irrigação, aumentando para três dias por semana. Mas adiantou que essa flexibilização será monitorada pelos técnicos e se constatar que os produtores não estão cumprindo as determinações e esteja havendo desperdício de água, voltará ser adotada a restrição para apenas um dia. Esperamos que esse encontro de hoje tenha um resultado exitoso aos nossos municípios paraibanos, com o apoio do Senador Vital do Rêgo Filho e do deputado Hugo Motta.”

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: