header top bar

section content

Produtores denunciam desvio de água no perímetro das várzeas de Sousa. Vídeo!

Segundo os produtores, o problema da falta de água vem acontecendo a cinco meses.

Por

05/01/2012 às 17h52

Os produtores da área do perímetro irrigado das Várzeas de Sousa estão reclamando de falta de água causada por desvios irregulares feitos ao longo do canal para beneficiar proprietários que não fazem parte do projeto. Segundo eles, fazem cinco meses que o problema está instalado no local.

De acordo com a agricultora, Edelite Ferreira, a água que chegava todos os dias, agora está sendo racionada e não é suficiente para matar a sede da plantação que está comprometida. “Se a situação continuar, os prejuízos podem ser bem maiores”, disse outro agricultor, Francisco Dias.

Na estação de bombeamento, de onde a água é distribuída, apenas uma das sete bombas está funcionando, por um período de seis horas diárias. Quando o ideal seria que as sete bombas levassem água o dia todo.

O perímetro de água das Várzeas de Sousa não recebe revitalização, nem fiscalização desde sua construção. O projeto foi feito para distribuição de água em áreas de exploração agrícola e pecuária. O canal foi criado em 2007 pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado. O projeto destinou lotes de terra para 178 produtores e garantiu a irrigação através de um canal de 38 quilômetros de extensão, que trás a água do açude de Coremas.

O outro lado
O secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo disse estar ciente do problema e que já passou para Procuradoria Geral do Estado, que fará a notificação devida a todos os proprietários, ou seja, aquela ligação que não puder permanecer vai ter que ser retirada.

Veja mais fotos na galeria. Clique e aumente o tamanho.

Veja o vídeo da TV Paraíba:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: