header top bar

section content

SERTÃO: Metereologistas dizem que temperaturas superam 35ºC e sensação térmica pode alcançar 40 ºC

De acordo com os técnicos da Aesa, a nova estação também é caracterizada por dias mais longos

Por

22/12/2011 às 16h10

O início do verão, na madruga desta quinta-feira (22), trouxe o aumento da temperatura, que este ano pode chegar aos 38ºC no Sertão paraibano. Segundo os meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a sensação térmica deve alcançar os 40ºC na cidade de Patos.

Mas a mudança no termômetro não significa um período de estiagem nas regiões mais quentes da Paraíba. No prognóstico climático para o trimestre janeiro-março de 2012, divulgado na semana passada pelos técnicos da Aesa, a previsão de chuvas no Curimataú, Cariri, Sertão e Alto Sertão varia de normal a acima da média histórica.

"Tradicionalmente, nesta época do ano chove menos do agreste até o litoral do Estado. Estas alterações são causadas pelo vórtice ciclônico, um dos principais sistemas meteorológicos que provocam modificações no tempo da região Nordeste”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.

De acordo com os técnicos da Aesa, a nova estação também é caracterizada por dias mais longos – o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, deixando as noites mais curtas. "O dia solar passa a ser maior. Além disso, temos o aumento médio de um a dois graus na temperatura”, acrescentou Marle.

No litoral paraibano, as temperaturas devem variar entre mínima de 24ºC e máxima de 33ºC durante o verão. Já para o agreste são esperadas médias entre 23ºC e 32 ºC. Na cidade de Patos, a máxima esperada é 36ÂBA.

A previsão para esta quinta-feira é de tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas à noite. O boletim completo de análise e previsão do tempo na Paraíba está disponível no site www.aesa.pb.gov.br. Mais informações sobre tempo e clima do Estado podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-6367.

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom-PB

Tags:
Recomendado pelo Google: