header top bar

section content

Municípios do Sertão ganham academias que objetivam reduzir mortes prematuras. Veja!

O anúncio foi feito na última semana pelo Ministério da Saúde.

Por

08/11/2011 às 18h21

Os municípios de Coremas, Diamante, Ibiara, Olho D’água, Piancó e Santana de Mangueira, na região do Vale do Piancó receberão Academias de Ginástica do programa Academia da Saúde do Governo Federal. O anúncio foi feito na última semana pelo Ministério da Saúde.

Os equipamentos serão implantados ao ar livre e terão como objetivo principal dar oportunidade a população para praticar exercícios físicos.

O Ministério da Saúde pretende com essas academias, reduzir em 02% o número de mortes prematuras, o objetivo será alcançado através de melhorias com relação ao tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.

O programa Academia da Saúde foi lançado em abril deste ano em alguns estados do País. Na Paraíba, 78 municípios foram contemplados nesta etapa e 82 unidades serão implantadas. Olho D’água é o único município regional que foi contemplado com mais de uma unidade, pois, a cidade ganhou duas academias.

Os municípios do Vale receberão até 180 mil reais para a implantação de cada unidade do programa. O valor dos recursos vai depender da modalidade escolhida. Já a manutenção será feita com dinheiro que será transferido mensalmente para as Prefeituras, no valor de R$ 3 mil individualmente.

Cada academia terá um profissional com carga de 40 horas semanais ou dois com mínimo de 20 horas cada. Até 2014, o Governo Federal pretende implantar 4 mil pólos das Academias da Saúde.

Ouça Áudio.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações de F. de Assis

Tags:
Recomendado pelo Google: