header top bar

section content

Gerente da 9ª Regional anuncia reforma de escolas e concurso público para professores

A gerente da Nona Regional, Socorro Delfino falou sobre as ações já feitas pelo Estado e sobre as novidades na educação.

Por

20/10/2011 às 19h10

A Gerente da Nona Regional de Educação, Maria do Socorro Delfino (Corrinha) informou durante entrevista nesta semana, as ações da Secretaria de Educação do estado e da Nona Gerência de Educação. Segundo ela, serão iniciadas no dia 29 de outubro (sábado) as aulas de formação continuada ministradas pela UEPB.

Socorro Delfino afirmou ainda que, entre os 1.287 professores do estado, 627 se inscreveram nessa formação continuada. Todos os professores inscritos, após completarem a carga horária de 360 horas, receberão um certificado emitido pela UEPB.

De acordo com a Corrinha, das 99 escolas dos 15 municípios da Nona Regional, 35% das escolas foram atendidas no que se refere às necessidades imobiliárias, como: geladeiras, fogões, centrais de água, bebedouros e ventiladores. Foram entregues também kits para 100% dos alunos de Ensino Médio da rede.

Estão sendo aguardados: Kits de ensino fundamental para 10 escolas da Zona Rural, que foram as únicas a não receber; Carteiras escolares novas; e Kits escolares para os alunos do EJA (Educação Jovens e Adultos).

De acordo com a gerente Socorro Delfino, foram reformadas escolas nas cidades de Carrapateira, Monte Horebe e Uiraúna. Ela disse ainda que serão reformados vários ginásios de escolas, entre eles: Colégio Estadual Crispim Coelho em Cajazeiras (reforma e cobertura de estádio); Reforma de ginásio em São José de Piranhas; Construção de ginásio em Cachoeira dos Índios e Cajazeiras.

A gerente disse que a Nona Regional de Educação já realizou desde março deste ano, cinco projetos dos 33 que fazem parte do Programa Paraíba faz Educação, são eles: Formação continuada dos professores gestores e supervisores escolares; curso de libras; projetos de enfretamento à violência; cursinho pré-vestibular; monitoramento dos programas do governo nas escolas.

Novidades
Socorro Delfino anunciou que até o final de novembro será lançado o edital do concurso público para professores do Ensino Médio do Estado, com 1.040 vagas que serão distribuídas por regional de ensino. Segundo ela, os professores aprovados serão chamados imediatamente.

A gerente falou também sobre o projeto destaque do governo, chamado de Educação Exemplar que incentiva o aluno, o professor e o gestor. De acordo com ela, as 100 escolas com os melhores projetos serão premiadas com 14º salário.

Greve
A gerente da Nona Regional de Educação, Socorro Delfino afirmou que cada escola que paralisou no período de greve elaborou um calendário especial e que estes serão efetivado nos sábados letivos. Segundo ela, algumas escolas já estão repondo as aulas.

Gerente Definitiva
Socorro Delfino falou sobre seu sucesso no processo seletivo simplificado para gerentes regionais de educação. De acordo com ela, o projeto foi um compromisso de campanha do governador Ricardo Coutinho. Socorro parabenizou os professores que concorreram junto com ela pelo cargo e disse que está dedicando sua vida, exclusivamente a Nona Regional.

Ouça Áudio.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: