header top bar

section content

Coordenador de medicina da UFCG: Conheça sobre seu passado e o futuro da saúde em CZ

Sobre dificuldades e limitações do curso de medicina: “Ainda precisa de muita estrutura, profissionalização”

Por Josirleide Oliveira

13/03/2016 às 14h36 • atualizado em 13/03/2016 às 14h42

Luiz Jardelino de Lacerda Neto, farmacêutico, bioquímico, atual coordenador do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras contou sua trajetória pessoal e profissional no Interview da TVDS.

Cajazeirense filho de João Pereira Leite e Maria do Socorro Lacerda Leite, diz sentir-se orgulhoso por ter nascido nesta cidade. Nascido de uma família de porte médio teve oportunidade de estudar. Segundo ele, sua única obrigação era estudar, tendo a oportunidade de construir sua história acadêmica em colégios particulares, como o Nossa Senhora do Carmo e Diocesano Padre Rolim, dizendo ele sentir muitas saudades da infância e dos inúmeros amigos dessa época e lamentou o ‘Diocesano’ não funcionar.

Contou que quando concluiu o científico, teve que ir morar em João Pessoa, onde foi aprovado no vestibular para farmácia. Luiz faz referência a nomes de pessoas que o ajudaram enquanto morava na capital.

Após a formação sempre quis voltar para Cajazeiras, mas precisava ganhar dinheiro, a primeira porta de uma universidade se abriu no Crato-CE, onde atuou como professor substituto. No final de 2013 a UFCG campus Cajazeiras abriu edital para sua área e ele disse é o momento se fixar em Cajazeiras, fato que aconteceu em 2014, onde atualmente ocupa a função de coordenador do curso de medicina.

Luiz Neto discorreu sobre a estrutura, dificuldades e limitações do curso de medicina, interiorização da saúde, da oportunidade de acesso das classes menos favorecidas e do programa do governo ‘Mais médicos’. “Ainda precisa de muita estrutura, profissionalização”, disse a partir dos 18’ e 45’’ do vídeo.

Assista mais no vídeo acima!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: