header top bar

section content

Começa vacinação contra a H1N1 em Sousa; Veja quem pode ser vacinado contra a doença que pode matar

A vacinação para os profissionais da saúde acontece ao longo desta semana em Sousa e em vários outros municípios da Paraíba. Confira os detalhes e vídeo!

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

12/04/2016 às 13h08 • atualizado em 12/04/2016 às 22h10

Profissionais da área da saúde da cidade de Sousa começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (11) contra o vírus da gripe. Os lotes da vacina que vão ser usados na imunização no estado já são de 2016 e foram enviados pelo Ministério da Saúde. A vacina é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

A vacinação para os profissionais da saúde acontece ao longo desta semana. No Hospital Regional, centenas de funcionários já foram vacinados. De acordo com Amanda Silveira, gerente da 10ª Gerência Regional de Saúde, na cidade de Sousa, mais de 44 mil doses devem ser distribuídas para Sousa e região. O médico Achilles Vilar realizou palestra para os funcionários do Hospital Regional de Sousa, falando sobre a H1N1.

Funcionários do Hospital Regional de Sousa foram vacinados (foto: Charley Garrido)

Funcionários do Hospital Regional de Sousa foram vacinados (foto: Charley Garrido)

“Até o momento recebemos 10.400 doses. E nossa preocupação inicial é a vacinação para os trabalhadores de saúde e as gestantes. Nos próximos dias, a campanha será destinada para outras pessoas”, disse Amanda.

Campanha de vacinação estadual
O público da campanha em todo o estado é formado por grupos prioritários: gestantes, trabalhadores de saúde, idosos, puérperas, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, população indígena, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens em conflito com a lei. No caso do grupo de pessoas com doenças crônicas, será necessário apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação. Porém, nesse primeiro momento da campanha vão ser vacinados apenas as gestantes e os trabalhadores de saúde. O Dia D da mobilização será realizado em 30 de abril.

Campanha de Vacinação no Hospital Regional de Sousa (foto: Charley Garrido)

Campanha de Vacinação no Hospital Regional de Sousa (foto: Charley Garrido)

Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

DIÁRIO DO SERTÃO

ALÍVIO

VÍDEO: Presidente da OAB de Cajazeiras afirma que a Comarca de Bonito de Santa Fé não será mais fechada

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis

CADASTRAMENTO

VÍDEO: Prazo final para biometria na região de Catolé do Rocha é antecipado, e Justiça alerta eleitores

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’