header top bar

section content

SAÚDE: nutricionista sousense fala sobre os alimentos que contêm o colesterol bom e ruim: “O ovo é bom”

Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável

Por Campelo Sousa

24/08/2017 às 13h29 • atualizado em 24/08/2017 às 13h37

O nutricionista sousense Ricardo Resende em seu comentário no Direto ao Ponto da TV Diário do Sertão desta semana, falou sobre o colesterol e os alimentos que contém o colesterol bom e ruim.

Ricardo disse que o ovo é rico em colesterol bom:”A gema do ovo é rica em colesterol, mas é o colesterol bom que ajuda a diminuir o ruim”, destacou.

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo que é essencial para o seu bom funcionamento. Basicamente, existem 2 tipos de colesterol, o bom – HDL e o colesterol ruim – LDL. A diferença consiste entre eles consiste em:

Colesterol bom (HDL) tem a função de retirar o colesterol mau do corpo e levá-lo para o fígado. Ao chegar no fígado, ele será metabolizado e eliminado do organismo.

• Colesterol ruim (LDL) é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

O colesterol ruim é conhecido por LDL, que significa Low Density Lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade, e o colesterol bom é conhecido por HDL, que significa High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade.

Dica importante
Para manter os níveis de colesterol adequados é importante uma alimentação saudável, pobre em gorduras e em açúcar, e evitar a vida sedentária, praticando exercícios físicos de forma regular. em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para baixar o colesterol.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: