header top bar

José Antonio

section content

A Geopolítica do Alto Piranhas III

13/02/2014 às 22h55

2014 será um ano intenso para o país. Eleições presidenciais, de governadores, de senadores, deputados federais e estaduais e de agrado a Copa do Mundo. Estes eventos estarão mobilizando expectativas da população e dos políticos de todo Brasil e na Região do Alto Piranhas, já ha alguns dias o caldeirão da política vem fervendo e sua temperatura dia a dia está aumentando em função dos “aconchegos”, das “negociações”, dos acordos, dos boatos, das já anunciadas traições, das adesões e dos rompimentos entre os grupos políticos. 

Como vai ser o comportamento do povo até lá ainda é uma incógnita e uma pergunta tem sido feita por muitos: vai ter eclosão (ou não) de protestos de rua? Qual será o impacto político-eleitoral se o povo voltar às ruas? Na nossa região qual seria a intensidade destes protestos se o povo ganhar as ruas? Acredito que muito pouco, ou quase nada. 
 
A copa do mundo pouco ou nada vai interferir, acredito eu, na e sobre a decisão de nosso voto, porque, o evento também não colocará à prova a nossa infraestrutura aeroportuária, já que o nosso aeroporto, que estaria sendo projetado para um possível apoio para o excesso de aeronaves em outros aeroportos da região, como foi divulgado amplamente por pessoas ligadas ao governo do estado, sequer ainda foi homologado.

Como se encontra o quadro político-partidário da nossa Região, principalmente para o governo do estado? Em dois momentos anteriores, fizemos uma leitura das cidades de Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Bernardino Batista, Santa Helena, São José de Piranhas e Joca Claudino. Nesta edição concluiremos com: Triunfo, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Monte Horebe, Carrapateira e Bom Jesus.

Em Carrapateira, Dedé Pereira, prefeito de então, em 2010, votou em Zé Maranhão que teve maioria nos dois turnos. O atual prefeito, André de Zé Molenga, vai votar em Ricardo principalmente depois que a antiga promessa de asfaltar a estrada que vai tirar a cidade do isolamento. Tudo leva a crer que Ricardo vai dominar o cenário político entre os habitantes da cidade com a estrada concluída.

Em São João do Rio do Peixe, em 2010, o prefeito de então Lavoisier Dantas e outros lideres políticos da cidade votaram em Zé Maranhão no primeiro turno, incluindo Airton Pires, Zenilton Fernandes e Wagner Brekenfeld e saíram vitoriosos. No segundo turno, o médico Zenilton Fernandes aderiu ao esquema de Ricardo e o resultado foi revertido com a maioria de Ricardo.  Para 2014 o cenário mudou quase cem por cento, todos os que votaram em Zé Maranhão estarão votando em Ricardo, incluindo o prefeito Airton Pires e poderá ter como opositor Wagner Brekenfeld que não vota aonde Airton Pires votar. O cenário em São João é favorável a Ricardo, até mesmo com o deputado estadual José Aldemir, que em 2010 votou em Ricardo, também votando na oposição.

Em Uiraúna, em 2010, a prefeita de então Dra. Glória Geanne, votou em Zé Maranhão, enquanto outros lideres votaram em Ricardo, que ganhou nos dois turnos. Em 2014, o cenário permanece o mesmo, com o mesmo grupo, formado pelo atual prefeito, Bosco Fernandes, mais os ex-prefeitos Paulo Arthur e Geraldo Nogueira, votando em Ricardo. A tendência vai continuar favorável a Ricardo.

Em Bom Jesus, o atual prefeito, Roberto Baima, votou em 2010, em José Maranhão, enquanto seu principal opositor e ex-prefeito, Evandro Brito votou em Ricardo. Ricardo foi derrotado nos dois turnos. Em 2014, Roberto Baima deve votar em Ricardo e se Evandro permanecer votando também em Ricardo, praticamente não vai ter opositor neste município. 

Monte Horebe, em 2010, deu vitória nos dois turnos a Ricardo, sob o comando de Erivan Guarita e a atual prefeita, Claudia Dias, vai votar em Ricardo e o grupo continua unido para 2014. As oposições, comandada por Neusa Costa e por Juciê Dias, poderão continuar perdendo neste município.

Triunfo, em 2010, no primeiro turno, Zé Maranhão ganhou no primeiro turno e Ricardo ganhou no segundo. Os aliados de Ricardo, em 2010, liderados por Chico Batista e Ednaldo doo Correios continuam unidos e para reforçar o apoio para Ricardo em 2014, o prefeito Damísio, que era eleitor de Zé Maranhão, aderiu ao projeto de reeleição de Ricardo. Possivelmente o ex-prefeito Mangueira, que não concorreu às eleições, poderá compor o bloco das oposições. Ricardo poderá voltar a vencer em Triunfo, em 2014.
O cenário que se apresenta para 2014, caso não haja nenhuma mudança no quadro partidário da Paraíba, com a tão falada e provável candidatura do senador Cássio ao governo do estado, os possíveis resultados eleitorais da Região do Alto Piranhas são totalmente favoráveis a Ricardo Coutinho, tudo isto a preço de fevereiro de 2014, mas até outubro, o que vai mesmo acontecer, nem com bola de cristal dá para adivinhar.

Agradecimento
Ao diretor da Gráfica Halley, o nosso querido amigo Sobrinho (irmão de nossa colaboradora Mariana Moreira), quero agradecer os belos e primorosos brindes. A Halley faz parte do Grupo Claudino, e é uma das mais modernas gráficas do Brasil, que tem a capacidade de impressão de milhões de cópias por dia. Sobrinho reside em Teresina há muitos anos, mas seu coração mora no Sitio Cipó, município de Cachoeira dos Índios, onde se refugia, todos os anos, por alguns dias, para matar as saudades dos tempos de menino. E comer carne de bode, acompanhado da fuçara e da buchada, assada e cozinhada com carvão de jurema. 

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: