header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

A noite da Série B

17/08/2014 às 11h46

A noite de ontem, foi catastrófica para três grandes times brasileiros. Todos muito bem situados na tabela do atual Campeonato Brasileiro – Internacional em 2º lugar, Fluminense em 4º e São Paulo em 5º – protagonizaram verdadeiros vexames, especialmente os dois tricolores, fragorosamente derrotados em suas próprias casas e eliminados da Copa do Brasil. Em pleno Morumbi o São Paulo tomou três gols do Bragantino, que disputa a Série B do Brasileiro e encontra-se na 18ª posição, na zona de rebaixamento para a Série C. 

Em pleno Maracanã o Fluminense assistiu ao América de Natal, 13º na classificação da Série B, marcar cinco gols – cinco, isso mesmo – e fez somente dois. No Castelão, em Fortaleza, o líder da Série B, o Ceará, marcou três gols contra apenas um do Internacional, vice-líder da Série A. Os três clubes da Série A foram eliminados e os três da Série B seguem na disputa, passando para as oitavas de final da Copa do Brasil. Três resultados expressivos, daqueles de não deixar margem a dúvidas, impossíveis de serem classificados na categoria “acidentes do futebol”. Porque foram, isso sim, vitórias bastante convincentes. 

Tampouco se pode dizer que os derrotados estavam mais preocupados com o Brasileiro do que com a Copa, pois não estavam. Mesmo porque, todos diziam o mesmo no início: a Copa do Brasil é o caminho mais fácil para a Libertadores. O Internacional já havia sido derrotado em sua casa e tinha a tarefa mais difícil entre os três: reverter o resultado na casa do adversário. Fluminense e São Paulo haviam vencido seus jogos de ida e precisavam apenas de um empate para se classificarem. 

E todos foram fragorosamente derrotados (vale a pena repetir). Num país de tantas desigualdades, sabemos que o futebol não foge à regra. E num esporte altamente profissionalizado, espera-se que os caríssimos elencos desses clubes rendam em campo muito mais do que renderam nessa noite de 13 de agosto. Falei das posições dos clubes nas Séries A e B, o que já deveria bastar para mostrar o que foram essas derrotas. 

Nosso futebol apresenta sérios problemas, sobretudo de gestão, e não espanta que grandes clubes apresentem desempenhos como os que vimos nesses jogos de ontem. Parabéns aos times do América, Bragantino e Ceará, um ABC vitorioso, que mostraram que futebol continua sendo decidido, mesmo, dentro do campo.

Enseafes
Foi aberto na noite desta quinta feira 14, dentro da programação da semana da cidade, o segundo encontro sertanejo de atividades físicas, esportes e saúde, o evento tem como coordenação central o CETECS Brasil núcleo de Cajazeiras e este ano recebe a Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Esportes como a grande parceria. O encontro objetiva a formação de profissionais da Educação Física, acadêmicos e professores, com a realização de vários cursos e oficinas nas áreas das atividades físicas, esportes, saúde e Educação Física escolar. O encerramento acontecerá no domingo 17.

Cajazeiras
Em conversa com o empresário Geraldo Lira, fiquei sendo sabedor que ele havia tentando junto a Federação Paraibana de Futebol a inclusão do Cajazeiras Esporte Clube para as disputas do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão desta temporada. A causa principal para que o seu clube não fosse incluído entre os participantes se deu por conta da documentação já que o Cajazeiras teria que se profissionalizar. Mesmo com estas dificuldades, Geraldo Lira nos afirmou que para o próximo certame da segundona o Cajazeiras será inscrito e disputará a competição de 2015.

BOLA DENTRO
Para a repercussão dada por uma emissora de TV do Estado da Paraíba ao programa Ginástica na Praça, uma ação da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras. Isso vale uma NOTA 10!

BOLA FORA
Para o espaço que a cada ano o esporte municipal perde junto á programação oficial da semana da cidade. Culpa nossa e por isso merecemos a NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: