header top bar

José Antonio

section content

A tomada da “Bastilha”*

11/07/2021 às 12h33

Torre de Boqueirão. Foto: Diário do Sertão

Por José Antonio

“Tomei conhecimento hoje (04/07), que com a reforma do Açude de Engenheiro Avidos, Cajazeiras-PB, a velha TORRE será destruída. Está TORRE é o símbolo histórico mais representativo daquela barragem. No ano de 1930 deu-se início a construção deste açude, que foram construídos apenas 3 açudes no mundo com esta estrutura de engenharia, restando apenas hoje o Açude de Engenheiro Avidos. Você que tem muitas amizades e contatos peço para nos ajudar nesta luta de preservação desta Torre, fazendo com que o DNOCS, ache outra solução de reformar a parede do açude preservando a velha TORRE. Está orçado em quase 300 mil reais só para demolir a Torre”.

Mensagens iguais a estas começaram a circular, via whatsapp, entre os cajazeirenses que vêm desde priscas eras lutando pela preservação de seu patrimônio arquitetônico, que ao longo do tempo vem sendo destruído e que em muitas ocasiões não tivemos força para que continuassem em pé e servindo de testemunho de nossa bela e rica história.

Era um dia de domingo (04/07), mas não nos aquietamos enquanto não fizemos chegar esta triste informação a muitos amigos e diversas autoridades, dentre elas os deputados estaduais de nossa terra, além do ex-senador Raimundo Lira, filho do Distrito de Engenheiro Avidos.

Já na segunda-feira (05/07) a mobilização continuou e o deputado estadual Júnior Araújo foi bater nas portas do DNOCS, em João Pessoa e posteriormente falou com um dos dirigentes em Fortaleza e por outro lado o Major Marcos Soares, um dos defensores intransigentes da preservação de tudo o que se relaciona à construção do Açude de Engenheiro Avidos, desde as estradas, pontes e pontilhões, também se articulava com a direção Geral do DNOCS, em Fortaleza.

Tomei conhecimento que o próprio diretor geral foi ao Açude para constatar se o que nós estávamos defendendo tinha sentido e lógica e ao retornar à Fortaleza, de imediato nos comunicava que a destruição da torre estava suspensa e que seria encontrada uma alternativa, a mesma defendida pelo pessoal do DNOCS de João Pessoa. E a torre foi salva.

Este 05 de julho para nós cajazeirenses, principalmente para os que nasceram em Boqueirão de Piranhas foi a nossa Tomada da Bastilha. Vencemos, em tempo recorde. A Torre reina em pé!
*A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille), também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, contivesse apenas sete prisioneiros na época, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, o quatorze juillet (14 de julho) é um feriado nacional, conhecido formalmente como Festa da Federação, conhecido também como Dia da Bastilha em outros idiomas. O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como no resto da Europa, que se estendeu até a distante Rússia Imperial.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: