header top bar

José Ronildo

section content

As adutoras

04/05/2018 às 10h09

Governador Ricardo Coutinho inaugurou a adutora de Cajazeiras que reforça o sistema de abastecimento de água do município

Ninguém pode negar que os governos federal e estadual investiram no combate a problemática da falta d’água na zona rural e nas cidades, em decorrência dos seis anos de invernos irregulares, com chuvas abaixo da média, fazendo com que açudes que estavam cheios até 2010, inclusive muitos sangraram, dois anos seguidos, como a Capivara e Lagoa do Arroz, secassem.

O governo federal vem durante esse período abastecendo as comunidades rurais com carros pipa. Em relação às cidades, inclusive, todas enfrentando racionamento, muitas adutoras foram e estão sendo implantadas para garantir o abastecimento d’água da população.

O problema é que algumas delas não chegaram a tempo de evitar o sofrimento da população das cidades da região, mas certamente serão úteis para o futuro, caso novos períodos de estiagem prolongados ocorram, como já é de se esperar para a região.

A chegada das águas do São Francisco também vai garantir segurança hídrica para várias cidades, não só da região, mas do Ceará e Rio Grande do Norte a exemplo de Cajazeiras, como já ocorreu em Campina Grande que estava prestes a sofrer um colapso no abastecimento e hoje o açude que abastece a cidade saiu do volume morto para 34% de sua capacidade, graças a água do Rio São Francisco e também das chuvas deste ano.

Na região a única adutora que chegou a tempo de acabar com o colapso no abastecimento da população foi a de Lagoa do Arroz para São João do Rio do Peixe, graças ao prefeito de Cajazeiras e ex-deputado, José Aldemir que pegou o projeto, foi para Brasília e apresentou no Ministério da Integração, com a força política do deputado federal, Agnaldo Ribeiro. Muita gente nem acreditava.

A outra adutora foi a de Lagoa do Arroz, implantada pelo governador Ricardo Coutinho, que Cajazeiras, mesmo não estando em colapso já enfrentava há muito tempo, racionamento de água e muitas reclamações, vez por outra, de falta d’água em algum setor da cidade.

A adutora da Boa Vista, para São José de Piranhas somente agora está sendo construída e a população já abastecida com água do açude São José que estava seco e sangrou; a adutora da Capivara para Triunfo, uma obra do governo do Estado está com obras paralisadas faz tempo; a reconstrução da adutora da Capivara para Bernardino Batista, também do governo estadual, está com obras paradas e as adutoras de Monte Horebe, onde o racionamento de água acabou e de Carrapateira, somente agora, o governador assinou a Ordem de Serviço.

Notas

*O governador Ricardo Coutinho não perde a oportunidade para alfinetar seu principal rival político, Cássio Cunha Lima.

*Na sua passagem por Cajazeiras, na última quinta-feira, o chefe do executivo estadual, Cássio conspirou para derrubada de Dilma e trabalhou para que o governo federal fechasse as portas para a Paraíba, barrando principalmente os pedidos de empréstimos para investimentos.

*Ricardo detonou as lideranças do PSDB e PV, dizendo não têm projetos; que querem o poder pelo poder e que estão formando uma chapa familiar.

*Sobre as cobranças de Cássio pedindo celeridade da justiça eleitoral no julgamento das ações que pedem a cassação do mandato do governador, por uso da máquina administrativa, Ricardo diz que Cássio devia cobrar celeridade no caso do “envelope” voador, do Edifício Concorde.

*Por sua vez, em entrevista a uma emissora de rádio de Cajazeiras, Cássio Cunha Lima criticou a gestão de Ricardo, principalmente o aumento de impostos; o aumento da violência, principalmente, ataques às agências bancárias e dos correios das pequenas cidades e a saúde pública. Essa briga vai longe!

*O prefeito José Aldemir está pagando aos servidores municipais dentro do mês trabalhado. Acaba de fechar a folha.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: