header top bar

Padre Djacy

section content

Cartilha: Curtindo a vida sem drogas

08/09/2016 às 15h10

Por Padre Djacy Brasileiro.

É um trabalho direcionado à juventude

Objetivos:
– Orientar os jovens sobre os males que as drogas causam a sua vida e a vida da sociedade;

– Chamar a atenção do governo e da sociedade sobre a real necessidade de lutar contra as causas que levam tantos jovens ao mundo das drogas;

– Levar o povo a conscientizar-se que as drogas causam um grande mal à vida humana;

– Alertar os jovens sobre a necessidade de lutar contra a cultura de morte.

01. Amar, defender e proteger a vida
O consumo de drogas lícitas e ilícitas gera consequências irreparáveis aos dependentes como: desintegração familiar, violência, abandono, vazio, medo, insegurança, perda do sentido da vida, prisão, depressão, doenças diversas (como AIDS) e morte prematura.
Vendo essa triste realidade que afeta tantas famílias, tantos jovens, pense: minha vida é muito importante, ela provém das mãos de Deus, é única e passageira. Deus criou-me para ser feliz. Por isso, devo amá-la, defendê-la e protegê-la. Não vou fazer da minha vida um inferno, nem frustrar meus sonhos e projetos de vida. Quero ser feliz, para isso, não preciso de drogas.

02. Evite o primeiro gole ou a primeira tragada
Jovem, por amor a sua vida, a sua família, seus amigos e sua comunidade, não caia na “onda” de pessoas quando lhe falarem: vamos curtir a vida numa boa, experimentando de tudo aquilo que o mundo nos oferece. Cuidado! O primeiro gole, a primeira tragada é a porta de entrada para o mundo triunfal do vicio com suas trágicas consequências. Para sair desse mundo devastador e cruel é muito difícil.

03. Diga não às drogas
Após uma profunda reflexão sobre o valor inestimável da VIDA, comece a amar-se, dizendo por pensamentos e palavras um Não a qualquer convite que o (a) induza ao consumo de qualquer tipo de drogas (cocaína, merla, bebida alcoólica, crack, maconha, etc.) ou a qualquer proposta de ganhar dinheiro fácil (como intermediário ou “aviãozinho”). Caso aceite uma dessas propostas (ou as duas ao mesmo tempo), vai colocar em risco sua vida e a vida de outras pessoas. Consequentemente, poderá responder criminalmente e sua vida ficará comprometida.

04. Viver com responsabilidade
Como jovem você tem todo o direito de curtir a vida numa boa, numa legal, porém, com muita maturidade, responsabilidade, prudência e respeito a si e aos outros. Haja sempre com a cabeça no lugar. Pois, afinal, aproveitar a vida não significa liberdade fora do limite, ou seja, fazer o que bem entender. Tome consciência disso e, assim, estará evitando cair no abismo da libertinagem com suas tristes e prolongadas consequências.
Faça boas amizades. Veja quem são seus amigos. Se os são de confiança, se merecem sua amizade. Junto com eles, faça planos, converse, sonhe, curta a vida, divirta-se, passeie e nunca se esqueça das virtudes cristãs, tais quais: oração, amor, respeito, responsabilidades, honestidade e moderação.
Diz a Bíblia: “quem encontrou um amigo encontrou um tesouro”.

05. Cuidado com os estranhos
Caso você esteja em algum ambiente como clube, porta de escola, praça, estádio, cinema, shopping, praia, calçada, e de repente aparece algum estranho oferecendo-lhe bala, cigarro, bebida, ou outras coisas quaisquer, não aceite e saia imediatamente daquele lugar. Sua vida pode estar correndo perigo.

06. Não fugir da realidade da vida
Nunca fuja da realidade da vida, por mais dura que seja, refugiando-se no mundo das drogas. Encare a vida como ela é: estudando, namorando, trabalhando, passeando, praticando esporte, divertindo-se, conversando, engajando-se em algum trabalho de sua comunidade, de sua igreja. Refugiar-se nas drogas não é solução, é desgraça pessoal, familiar e social.

07. Abrir-se para o diálogo
Caso você amigo (a), esteja passando por momentos difíceis na vida: doença, solidão, desespero, tristeza, incompreensões, preconceito, humilhação, discriminação, violência no lar, notas baixas nas provas escolares, exclusão social, baixa autoestima, carência afetiva, desemprego, abra-se para a oração, para Deus e depois converse amigavelmente com seus pais, seus familiares, seu grupo de amigos, seus professores, seu líder religioso, sobre as causas desses males na sua vida e na vida de sua comunidade. Procure orientação psicológica, apoio moral e espiritual. Desabafar, pedindo socorro e orientações a alguém de sua confiança, é uma das melhores saídas para amenizar seus sofrimentos e tirá-lo do caos da vida. Não se acanhe, não tenha vergonha de abrir-se para uma conversa franca, amigável. Uma luz surgirá no túnel de sua vida.

08. Não destrua sua juventude
Jovem, drogar-se como meio viável de solução dos seus problemas ou como mero prazer é encurtar a vida, é morrer lentamente.

Você é lindo (a), criatura bendita de Deus, então, não destrua esta beleza, sua força, sua energia, seus sonhos entregando-se cegamente ao consumo de drogas. Abra os olhos para a vida; vale apena viver, por isso, não deixe o mal se apoderar de você.

Drogar-se, jamais!

09. Drogas: sinônimos de morte
Pare! Pense! Você será feliz envolvendo-se com drogas? Sua vida irá melhorar? Seus problemas serão solucionados?

Você não acha que drogas geram dependências e por isso causam grandes prejuízos na sua vida?

Conheça os efeitos maléficos das drogas no seu organismo, no seu psiquismo, na sua vida familiar e social. Correr para as drogas é correr para os braços da morte.

10. Seja consciente e participativo
Recusando-se terminantemente a envolver-se com drogas, torne-se consciente e participativo. Como cidadão (ã), liberte-se da alienação política e Lute pelos seus direitos inalienáveis. Cobre, reivindique de seus governantes políticas públicas, que favoreçam qualidade de vida para si e para todos de sua comunidade, como: cuidado integral à saúde, escola acessível e de qualidade, oportunidades digna de trabalho e renda, alternativas de lazer saudável, moradia, saneamento básico etc.

Vale a pena lembrar o que diz a Embaixadora da Unesco e do Instituto faça parte, Milú villela: “Jovens sem educação e trabalho estão condenados ao subemprego, à sub-cidadania e, por tabela, a uma espécie de sub-vida, marcada pela ausência de perspectivas e ambições positivas”.

Lute por uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, abraçando causas sociais, como a luta contra a injustiça social, a fome, a miséria, o desemprego, a violência, a repressão policial, a desigualdade social, o preconceito, a discriminação, a corrupção nas esferas dos poderes constituídos deste país. Se algo fizer, sua vida terá mais sentido.

11. Seja otimista
Nesta sociedade tremendamente marcada pela cultura de morte, pelo relativismo ético-moral e religioso; onde a vida humana não é amada, respeitada e valorizada em virtude da ideologia anticristã do ter, do poder, do prazer, do consumismo, do materialismo, do endeusamento do corpo perfeito e da inversão de valores, autoafirme-se, criando em si sentimento de otimismo, de fé em si mesmo (a), acreditando na sua inteligência, aceitando-se como veio a este mundo, mentalizando ideias positivas como: vou vencer, vou conseguir, vou ser feliz!

Nada de complexo de inferioridade, de pessimismo, de derrotismo. Você é muito importante. Afinal, é imagem e semelhança de Deus. Então lute, saindo do comodismo, colocando suas ideias, seus planos em ação.

12. Fé e coragem na caminhada da vida
Caro jovem, na luta pela vida, coragem, força, ânimo, esperança e muita fé em Jesus que disse: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenha em abundância”.

13. Seja um autêntico jovem cristão e acredite no amor de Deus
Você não é perfeito, nem tão pouco anjo. É um ser frágil, com suas limitações, seus erros e pecados. Mesmo assim, faça o possível para ser um (a) jovem exemplar na vida cristã, renunciando ao mal e a tudo aquilo que pode levá-lo(a) ao mundo do vício.

Uma coisa é certa: Deus o(a) ama mesmo quando se afasta dele. A sua misericórdia é infinita.

Não se autocondene, ou não se deixe amargurar ou desesperar-se quando ouvir: Deus vai condená-lo (a), Deus vai amaldiçoá-lo (a).

Não acredite em tais palavras ou em profetismo de mau agouro. Deus é amor. E é missão da Igreja cristã anunciar um Deus complacente, misericordioso, amoroso que liberta, que salva.

15. Conheça histórias comoventes
Conheça, através de pesquisas, conversas informais, internet, reportagens, histórias tristes, dramáticas vividas por tantos jovens e seus familiares por causa do consumo de drogas. Tire lição de vida e aprenda a viver: “Droga, quem afinal é você que está se entregando e não vê que a vida oferece outras coisas” (Roberto Carlos).

16. Conheça alguns grupos de apoio às vítimas das drogas.
Conheça, valorize e incentive os trabalhos de grupos ou instituições, que visam libertar os jovens do vicio como: AA (grupo de alcoólicos anônimos), casas de apoio e de recuperação de jovens drogados, etc.

Na sua comunidade, há alguma instituição que visa ajudar os dependentes de drogas, quais?

17. E agora, qual seu compromisso?
Leu a cartilha?

Gostou?

Achou importante?

Chamou a sua atenção?

E agora, qual vai ser seu compromisso daqui para frente?

Não seria interessante, buscar as causas que levam tantos irmãos jovens ao vício?

Para você que acaba de ler esta cartilha, quais seriam as saídas para quem já estar no mundo das drogas?

O que o governo, as escolas, as igrejas, as associações, as ONG, as famílias devem fazer como saída para evitar que tanto jovens entrem no mundo maldito das drogas, com suas nefastas consequências?

Comente tudo isso com seus familiares, colegas de escola, namorada (o), amigos.

ALGUMAS DROGAS E SEUS EFEITOS *
As drogas podem ser classificadas como depressoras, estimuladoras ou perturbadoras. Abaixo estão as mais frequentes no Brasil.

A) Depressoras
Álcool: é uma droga lícita e seu uso é socialmente estimulado. Seus efeitos sobre o comportamento dependem da quantidade ingerida. O álcool provoca diversos problemas de saúde como a gastrite, a cirrose hepática, dormência nas pernas.

Inalantes ou Solventes: são produtos voláteis usados em atividades industriais (ex.: cola de sapateiro), comerciais e domésticas. Os inalantes evaporam à temperatura ambiente e podem ser “cheirados”. Têm propriedades anestesiantes e tranquilizantes, induzem à euforia e ao delírio, provocam a sensação de desequilíbrio. São tóxicos para o sistema nervoso, fígado e coração. A longo prazo, provocam também perda de peso e lesões no cérebro.

B) Estimuladoras
Anfetaminas ou “Bolinhas”: obtidas em laboratório, são produtos sintéticos. Podem ser comprimidos ou injetáveis.

São drogas ilícitas, exceto para uso médico, como anorexígenos. Estão contidas nos moderadores de apetite. Trazem sensação semelhante à da cocaína. Após os efeitos, surgem angústia, pânico, medo, ideias de perseguição, cansaço intenso, depressão, perda de apetite, suor, irritação de pele, entre outras.

Cocaína: é um dos mais potentes excitantes do sistema nervoso central. Em estado natural, a coca da região dos Andes é mascada para disfarçar a fadiga, a fome e a sede. Quimicamente potencializada, a coca torna-se um pó branco capaz de estimular o estado de alerta, reduzir o sono e acelerar o pensamento. Seu uso pode causar lesões no septo nasal, alteração do ritmo cardíaco, provocando taquicardia e palpitações. Seu uso continuado provoca graves danos à pessoa.

Crack: é o nome dado à cocaína transformada por meio de soda cáustica ou bicarbonato de sódio, para se tornar própria para fumar. Pode atingir grau de pureza de até 90%, com a potência maior que a cocaína em pó. Com muita facilidade cria dependência. Inicialmente, o usuário tem a sensação de confiança em si mesmo, de poder e excitação. Após seu uso, segue-se um período de depressão, paranoia e outros sintomas. A pessoa pode tornar-se violenta e suicida em potencial. É conhecida como a “droga da morte”.

Merla: produzida a partir da pasta básica da cocaína com o acréscimo de querosene, gasolina, metanol ou ácido sulfúrico, é uma droga de baixo custo e rápida dependência. Provoca emagrecimento acelerado, problemas respiratórios, perda de dentes, feridas, insônia e outros sintomas físicos. No nível psicológico, traz sentimentos de perseguição, medo e paranoia.

Nicotina: aspirada pelo fumo do tabaco, causa inúmeros malefícios cardiológicos e respiratórios. A nicotina produz dependência física. A condição de droga lícita favorece seu uso, embora já tenha sido citada como causadora de 24 doenças.

C) Perturbadoras
Maconha: é o nome popular de um arbusto de origem asiática. Suas folhas são secas e transformadas em cigarro: o “baseado”. A longo prazo e intensamente usada, provoca o aumento do apetite, transpiração excessiva, tremores e ansiedades, aumento dos batimentos cardíacos e estados alterados de consciência.

Ecstasy: droga sintética, é uma mistura de anfetamina e alucinógenos, feita em laboratório e consumida em forma de comprimido ou pílulas. Deixa a pessoa extremamente excitada, provoca euforia e desejo de contato físico. Passado o efeito, a pessoa sente náuseas, pânico, cansaço e fadiga. Em usuários crônicos, pode provocar depressão, demência e delírio.

Fonte: Manual da Campanha da Fraternidade 2001 – CNBB.
Lema: Vida sim Drogas não.

OBSERVAÇÃO: capa com figuras tirada da internet.

E-mail: [email protected]

Autor: Padre Djacy P. Brasileiro, em 07 de setembro de 2016

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: