header top bar

Fernando Caldeira

section content

De costas para a PB

04/11/2016 às 16h00

Não raro ouvimos, lemos e assistimos pelas TV´s parlamentares estaduais reclamando da letargia que toma conta de bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional, com pouquíssimas exceções.

Jeová Campos (PSB), Frei Anastácio (PT), Anísio Maia (PT), Trócolli Júnior (Pros) e Gervásio Maia (PSB), principalmente, têm levantado sua voz tentando acordar nossos deputados federais e senadores para problemas e demandas federais na PB que continuam sem solução.

Muitos desses deputados, a propósito, já consideram que há uma trama diabólica traçada por boa parte dessa bancada federal e o Palácio do Planalto no sentido de buscar dificultar ao máximo a administração estadual, no desejo de inviabilizar a administração Ricardo Coutinho (PSB).

Além desses deputados que citei, o Secretário de Planejamento e Receita do Estado, Tárcio Pessoa, e o próprio Governador paraibano disseram de viva voz que os senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) são dois que “remam contra as necessidades do Estado da Paraíba com o intuito de prejudicar a administração”.

Nos últimos dias o que assistimos foi um espetáculo deprimente de um Ministro das Cidades acompanhado do senador Cássio e dos deputados Pedro Cunha Lima, Agnaldo Ribeiro, Rômulo Gouveia e Manoel Júnior, além do prefeito de JP, Luciano Cartaxo, fazerem uma visita eminentemente politiqueira à obra do viaduto Eduardo Campos (viaduto do Geisel). Foi esse Ministro que retirou da conta do Estado os 17 milhões de reais que a então Presidenta Dilma Rousseff havia deixado como contrapartida do Governo Federal naquela edificação, que é de 40%, cabendo aos cofres estaduais os 60% restantes. Acontece que a obra já está praticamente conclusa e os recursos federais estão sendo, como vimos, politica e criminosamente retidos. E, pasmem, isso tudo sob a concordância e o aplauso desses que estiveram na caravana ministerial àquela “inspeção”.

Coincidência ou não, após a vinda desse Ministro e de uma audiência do senador Maranhão com o Presidente da República, o governador da PB recebeu um comunicado oficial do Palácio do Planalto informando da impossibilidade do Presidente Michel Temer recebê-lo, “por falta de tempo”! Isso mesmo, o Presidente do Brasil mandou dizer que não tem tempo para debater e discutir os problemas da Paraíba. Pelo menos não com quem a Paraíba escolheu, em reeleição, para representá-la institucionalmente.

É de se perguntar: será mesmo que um Presidente que banca jantares para parlamentares e seus familiares da Câmara e do Senado na véspera de votações de seu interesse, está com falta de tempo para debater com um Governador de Estado os entraves de uma unidade federativa?

Onde está novamente a representação paraibana no Congresso Nacional no momento em que um Presidente da República vira de costas para a Paraíba? Cadê “nossos” deputados federais? Onde estão “nossos” senadores?  Que tão importantes ações realizam que não cobram desse governo o tratamento justo e institucional que deve haver numa república?

Ah, já sei: temendo o Temer “nossos” representantes igualmente estão de costas para a Paraíba.

S O L T A S

*Se a pré-candidatura da médica Paula Meirelles a deputada estadual é consensual no grupo do prefeito eleito Zé Aldemir (PP), o mesmo não se pode dizer de uma possível pré-candidatura do médico Vituriano de Abreu (PMDB). Há complicações!

*Entre essas complicações existe o fato de que a maior parte do grupo vencedor das eleições em Cajazeiras prefere uma candidatura do empresário José Gonzaga Sobrinho (DECA). Além de ser um nome novo e sem ‘vícios’, tem estrutura.

*Aliás, aí uma complicação para o prefeito eleito de Cajazeiras: Zé Aldemir optará pela candidatura de Vituriano,  Agnaldo Ribeiro ou de Deca para deputado federal? O prefeito com a palavra!

*A disputa pela Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cajazeiras parece adormecida. Só parece. Nos bastidores ferve!

* Boa parte da bancada federal paraibana anda mais queimada que carvão em churrascaria!

* Neste domingo (6) o Trem das Onze volta com DEBATES POPULARES com Mariana Moreira, padre Francivaldo Albuquerque, José Maria Gurgel, José Neto e eu. Aguardamos vcs!

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: