header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O legado educacional da Copa do Mundo

27/06/2014 às 20h44

O Esporte é visto por muitos como uma prática que possibilita a educação de nossos jovens. Não nos faltam discursos, frequentemente ingênuos ou mal intencionados, que enfatizam a importância da experiência esportiva na construção de valores morais.  Professores ressaltam que aqueles que praticam determinada modalidade esportiva aprendem a perder, ganhar, respeitar os colegas e a entender que não é possível competir sem a presença de um oponente. Pautados nessa crença, temos visto surgir vários programas que propõem a utilizar o esporte como instrumento educacional. Ações governamentais são apresentadas e subsidiadas pelo Ministério do Esporte, iniciativas da sociedade civil são vistas, sendo a maioria destas propostas por ídolos do esporte nacional através de ONG’s .

Diversas ações são patrocinadas por empresas com fins lucrativos que aproveitam para se autopromover. Mas, qual a contribuição do esporte para a educação das pessoas? Com certeza, o poder de envolvimento presente no esporte faz dele um instrumento de imenso impacto no processo de educação e de socialização. Mas, como nos mostra a experiência e os inúmeros estudos científicos sobre o tema, é preciso compreender que este impacto merece ser analisado criticamente.

A educação estará presente na interação entre ídolos do esporte e seus admiradores. Um exemplo é quando um atleta, que se coloca como formador de opinião, dedica-se a construir uma boa imagem pessoal e a apresentar bons exemplos. Temos discutido bastante sobre o legado ou sobre a ausência de tal nesta Copa do Mundo da FIFA.

Vivenciar a construção de um evento esportivo nos fez olhar para o que está nos bastidores dos espetáculos futebolísticos, nos chama a atenção os custos das obras, e que o dinheiro público investido deveria ter sido aplicado em outras prioridades. Nós, educadores, temos em mãos uma grande oportunidade para estimular a construção desta visão crítica, mas para isso não basta discutir apenas algumas características geográficas dos países participantes.

Nas aulas de todo o currículo escolar podem ser analisados os aspectos motores, biológicos, econômicos, políticos, históricos, geográficos, filosóficos, sociológicos, culturais, químicos e físicos relacionados à prática do esporte. Compreender o esporte pode ser um caminho para a compreensão da sociedade. Se este for o legado da Copa, sediá-la terá valido a pena!

Para comemorar
A diretoria do Duque de Caxias Esporte Clube está preparando um jogo amistoso da sua equipe de veteranos para comemorar os 46 anos de sua fundação. Até ai tudo bem, só que a partida foi anunciada para este sábado dia 28 às 16 horas, lá no Estádio o Perpetão, portanto no mesmo dia e turno em que a seleção brasileira estará jogando a sua partida de oitavas de final contra o Chile. Será que vai formar? Bom mesmo era o Duque rever este dia e horário de festejar mais um ano de sua fundação.

Reinauguração
Na reta final da primeira grande reforma de sua história, o estádio José Américo de Almeida Filho, O Almeidão, tem a data de sua reinauguração marcada, o próximo dia 3 de julho. E para marcar a reabertura total da principal praça futebolística de João Pessoa será realizado um amistoso entre os dois times que fizeram a inauguração do mesmo, em 9 de março de 1975. O governo do estado da Paraíba, através de sua secretária de esportes (Sejel), anunciou a realização da partida entre Botafogo-PB e Botafogo-RJ para o dia 7 do próximo mês. Há 39 anos, o time carioca venceu por 2 a 0.

BOLA DENTRO
Para a parceria entre a Liga de Futebol e a Secretaria de Esportes. Quem está no lucro é o futebol amador local que vem recebendo apoio total destas entidades. Parabéns a Cajazeiras. NOTA 10!

BOLA FORA
Para o futebol europeu que veio para a Copa no Brasil cheio de banca. Resultado dessa máscara é que Espanha, Inglaterra e Itália já pegaram a estrada. Propaganda enganosa merecedora de uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: