header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

O Museu do Futebol de Cajazeiras

19/10/2018 às 10h22

Me defino como um cajazeirense autêntico, apaixonado por esse torrão e ao longo da minha vida tento construir e reconstruir histórias e memórias da cidade e do seu povo, notadamente, na minha especificidade que é o esporte, o futebol mais especificamente. Desta feita, fomos ousados e após longos 12 anos de trabalho de pesquisa, muitas andanças, encontros históricos com homens que fizeram história no nosso futebol, escrevemos e lançamos o livro: História do Futebol de Cajazeiras. Durante todo esse tempo, deparamos com fatos e fotos que foram sendo juntados e assim constituímos um acervo histórico que resultou em um museu. Todo esse rico e fenomenal material, se encontra em minha residência, bem verdade que alguma coisa, pouca, com certeza, diante do que temos guardado, está hoje em uma sala do Museu de Cajazeiras lá no Casarão dos Sobreiras à disposição dos visitantes. Quando da organização desta sala que nos foi colocada pelo Secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, constatamos que teríamos que fazer uma seleção dos nossos materiais para expô-los já que o espaço, diante do que possuímos em acervo, é muito pequeno. Desde quando nem se falava em Museu de Cajazeiras na nossa terra, me batia uma tremenda angustia em ter aquele acervo na minha residência, trancado, sem oportunizar a que cajazeirenses e cajazeirados pudessem vê-los e desta maneira entender a grandiosidade da história de Cajazeiras e mais notadamente do nosso futebol. Comecei então a passar em conversas com ilustres cajazeirenses o meu “aperreio” em não poder ter um local para expor todo o acervo que temos. Nestas conversas que estivemos mantendo com essas pessoas acima citadas, ficou evidenciada em suas falas que existe apenas uma única solução, a construção de um Museu do Futebol em Cajazeiras e, mais importante ainda, me colocaram que o local ideal para esta obra é o Estádio Higino Pires Ferreira que é verdadeiramente o berço da história do nosso futebol e que todos estavam prontos a colaborar em organizar um grupo para comandar todo esse processo. Neste momento, estou extremamente motivado para entrar em ação e digo-lhes que já realizei alguns contatos fundamentais para iniciar este sonho e em todos eles temos encontrado apoio e vamos à luta. E você meu caro leitor, o que acha desta sugestão?

Nos envie via E_Mail: [email protected] e ou pelo Zap: 9908-2198 a sua opinião a sua sugestão.

Futsal

A Secretaria de Esportes através do secretário Ninha, realizou na noite da quarta feira, dia 17, reunião com os representantes de equipes desta cidade de Cajazeiras para apresentar o regulamento do campeonato de futsal da temporada 2018 do salonismo local. A competição será disputada no masculino e feminino, ainda sem data definida. 17 representantes dos clubes masculinos se fizeram representar, já no feminino, 6 presidentes marcaram presenças. Vale salientar que este número de participantes em cada categoria não está fechada pois as inscrições ainda serão iniciadas e mais clubes poderão vir a requerer a sua participação na competição.

 Péssima

A entrevista prestada por Neguim em uma das emissoras desta cidade foi uma ducha de água fria para aqueles que a ouviram, notadamente os apaixonados torcedores do Atlético Cajazeirense de Desportos. Na sua fala ele descartou a continuidade da “família Lira” no comando administrativo do representante cajazeirense no futebol paraibano. Começa, mais uma vez, o fantasma que sempre assombra o fervoroso atleticano quando ele começa a antever que o clube cajazeirense possa ficar de fora das disputas do campeonato paraibano. A novela será muito grande, disso não tenho dúvidas, mas, esperamos, um final feliz.

BOLA DENTRO

Para o sonho de construção da obra do Museu do Futebol de Cajazeiras tendo como local o Estádio Higino Pires Ferreira. Que as forças do bem da terra do Padre Rolim estejam todas reunidas neste projeto. NOTA 10!

BOLA FORA

Para a novela que se encaminha com capítulos cheios de expectativas quanto ao futuro do Atlético Cajazeirense de Desportos na temporada 2019 do futebol paraibano após a entrevista de Neguim. Que triste. NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: