header top bar

José Antonio

section content

Os caminhos dourados de Cajazeiras rumo ao futuro

21/08/2017 às 18h31 • atualizado em 21/08/2017 às 18h49

Vista panorâmica da cidade

Neste 22 de agosto, vamos celebrar 217 anos de nascimento de Padre Rolim, data que uma Lei Municipal determinou para ser comemorada a Emancipação Política de Cajazeiras, e ao longo destes anos, muitos filhos deste rincão sertanejo, contribuíram para a construção de sua História.

Comenta-se que o Padre Rolim teria feito, em vida, muitos milagres, infelizmente ainda não comprovados, mas desde o dia em que se começou a esboçar um movimento para a sua beatificação que a terra que lhe serviu de berço e também de leito eterno, vem acontecendo fatos que poderíamos colocar na relação de milagrosos e tem-se creditado ao santo padre Rolim.

Que fatos são estes? Enumeremos: enquanto a cidade de Patos se antecipava na comemoração da conquista da instalação do Curso de Medicina, no dia seguinte publicava-se que a cidade sede seria Cajazeiras; enquanto a cidade de Sousa contava como favas contadas de que seria no seu território a construção de um aeroporto regional, os filhos de Cajazeiras foram iluminados e se anteciparam ao fato e tiveram a capacidade de gerar uma situação, diante do governo do Estado, irreversível e foi construído em nosso município o que será o melhor aeroporto do interior da Paraíba; jamais se pensou um dia que homens da China, que moram no outro lado do mundo, aportassem em Cajazeiras para extrair do seu solo o ferro abundante das jazidas do Patamuté e o estudos foram feitos e aguarda-se a sua exploração.

Já esteve em nossa cidade uma comissão para definir a localização de um grande Hospital Universitário, com recursos da ordem de 186 milhões de reais, o que possibilitará no futuro nos tornamos o terceiro pólo de saúde do estado. Há perspectivas de um quadro de pessoal na ordem de 1.200 funcionários.

Poderíamos parar por aqui citando apenas o ferro, o aeroporto, o curso de medicina, mas o grande milagre da multiplicação vem acontecendo com as sementes plantadas pelo padre Rolim: a educação. Infelizmente ainda não temos um estudo mais preciso ou uma pesquisa de cunho científico para aquilatarmos o quanto este setor tem contribuído no processo evolutivo de nosso município, muito embora possamos, sem estes dados, afirmar, sem medo de errar, que ele tem sido o fator decisivo deste crescimento.

Mas o que eu gostaria de chamar a atenção de Cajazeiras é que em seu solo não existe apenas o minério de ferro. O grande e famoso educador cajazeirense e renomado professor de geografia do Colégio Salesiano Padre Rolim, Dr. Ferreira Júnior, em seu livro Corografia do Município de Cajazeiras, editado no ano de 1941, cita que o solo de Cajazeiras “é rico também em ouro, além de cristal de rocha, columbitas, mica, amianto, gesso, ocre, sílex, pedras calcarias, de onde se extrai a cal nos sítios Caieiras, Taboca e Vale Verde”.

Ouro em Cajazeiras. Seria mais um milagre do Padre Rolim? Comentando o fato com alguns amigos, com quem costumo juntar os cotovelos para falar de e sobre Cajazeiras, acreditam que paira sobre nós uma áurea que vem iluminando os nossos caminhos e que tem também nos dado mais sabedoria no encaminhamento de nossos desejos e quereres de ver esta terra num lugar de destaque no cenário econômico e político da Paraíba.

Repito: ouro em Cajazeiras. Os chineses chegaram para prospectar o ferro. Os portugueses bem que seriam bem vindos para fazer o mesmo com o ouro, como já fizeram no período colonial, só que desta vez além do “quinto” todo o restante seria nosso.
Por outro lado existem alguns outros amigos que quando falo sobre isto pega no meu braço sacode-o e grita: “acorda Zé, tu ta sonhando!” e eu simplesmente respondo: é, quando eu escrevi um artigo há 15 anos defendendo a criação de um curso de medicina em Cajazeiras vocês diziam que eu estava sonhando alto demais e tava era louco. Agora temos dois, isto significa a duplicação do sonho. E agora?

Enquanto não retiramos do nosso solo o ouro que Dr. Ferreira Júnior disse existir, recordo as palavras do grande paraibano José Américo de Almeida, no ano de 1964, ditas solenemente na ocasião em que recebia o titulo de cidadão cajazeirense: “Cajazeiras, tendes o nome de uma árvore que chove ouro, altaneira e perfumada. Que cobre o chão com os seus frutos corados, como raios de sol. Este símbolo é vossa bandeira de grandeza e liberalidade, de vossa dimensão e de vossos sentimentos benfazejos”.
Já colhemos os frutos dourados das nossas cajazeiras nos altos de suas galhas, faltam agora as pepitas douradas das entranhas de nossas terras. É ouro, é ouro, é ouro…

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: