header top bar

Reudesman Lopes Ferreira

section content

Se arrastou, mas, chegou

20/04/2017 às 10h28

Domingo 16, o campeonato paraibano da presente temporada chegou ao seu final em termos de fase classificatória com os famosos jogos de ida e volta disputada pelos nossos 10 clubes que representam a elite do futebol do nosso Estado da Paraíba. Continuamos naquela mesmice, sem surpresas quanto aos três clubes que muitos os chamam de “grandes”, Botafogo de João Pessoa, Treze e Campinense de Campina Grande e, como de sempre, resta um e, são muitos os candidatos a essa “vaguinha de intruso” para as semifinais do paraibano, a vez agora é do Atlético Cajazeirense de Desportos. Pois bem, como digo lá em cima, o nosso campeonato se “arrastou”, isso devido a nossa intrusão na Copa do Brasil e na Copa Nordeste e, lógico que a Federação Paraibana de Futebol, entende, e tem sido assim, que deve sempre priorizar os nossos representantes em detrimento aos demais filiados.

Desta maneira, o paraibano 2017 sofreu intermináveis paralisações no que sobrou de prejuízos para os demais clubes que amargaram um bom tempo sem jogos pelo nosso campeonato. Ademais, parabenizo a luta e a tentativa do presidente da FPF, Amadeu, que buscou incessantemente um patrocinador para minimizar às custas altíssimas de uma competição tão longa e cansativa, pelo menos, ele tentou.

Bom dizer que até certo ponto tivemos uma competição bem competitiva entre os chamados clubes “intermediários e pequenos”. Mesmo que a denuncia de corrupção com a compra de resultado via arbitragem em um áudio de um ex atleta do Botafogo tenha sido em outra temporada, mas, a repercussão foi extremamente negativa em reflexo ao paraibano 2017 e coloca, mesmo ainda sem o fato ter sido solucionado, a arbitragem do futebol estadual em “xeque mate”. Aliás, falando em arbitragem, recentemente, o presidente Tiko Miudezas declarou que seu time foi muito prejudicado.

O meu entendimento é que a arbitragem, embora um pouco renovada, continua muito fraca em qualidade técnica e disciplinar desta, eles, continuam com muito medo quando apitam jogos do Botafogo, Treze e Campinense e, como acontece desde que comecei a ver jogos aqui na Paraíba, na dúvida, eles não vacilam, o apito soa para este trio e isso não é segredo para ninguém, não é má fé, é medo mesmo da “geladeira”. Agora, com a chegada das semifinais, esperamos os jogos com casa cheia, estádios lotados, torcida em campo e em paz no apoio aos seus clubes e, claro, que os senhores do apito possam fazer a imparcialidade reinar para o bem do futebol que agradecerá.

Desmanche
O presidente do Paraíba Esporte Clube, Tiko Miudezas, como de costume, já resolveu todas as pendências financeiras do clube e nenhum jogador faz mais parte do time. Tiko anunciou que segue o trabalho nas divisões de base e o futebol feminino. Passada a tormenta da queda do tricolor, já já saberemos se ele vai mesmo deixar o futebol do tricolor. Uma coisa é certa, ele repetiu em diversos meios de comunicação que a decisão já foi tomada e não volta mais a dirigir o time coral. Se oficializar a saída de Tiko, acho muito difícil aparecer alguém que queira assumir o Paraíba Esporte Clube.

Investimento pesado
Botafogo e Campinense não estão brincando para as disputas da Série C e D respectivamente. Tanto o Belo como a Raposa estão investindo pesado na contratação de jogadores para estas duas competições já que o objetivo é conseguir o acesso à divisão acima. O Botafogo luta para chegar a Série B e o Campinense tenta retornar a Série C. Os dois clubes já a anunciaram alguns reforços, entretanto, outros nomes continuam sendo negociados. Com o término do Campeonato Paraibano, Botafogo e Campinense, dependendo da tabela, pretendem realizar uma pequena temporada para ajustar os seus times.

BOLA DENTRO
Para a Mancha Azul que foi a Campina Grande e jogou ao lado do Atlético empurrando o time para a sua classificação. Foi uma festa que deixou a imprensa da serra encantada. Isso merece uma NOTA 10!

BOLA FORA
Para o erro grotesco e sem nenhuma precisão de José Renato indicando João Bosco para apitar o primeiro jogo semifinal entre Campinense e Treze em Campina Grande. Isso merece uma NOTA 0!

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Reudesman Lopes Ferreira

Reudesman Lopes Ferreira

Professor de Educação Física, Membro Efetivo Fundador da Academia de Artes e Letras de Cajazeiras, Escritor, Fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: