header top bar

José Ronildo

section content

Só na memória

30/04/2021 às 20h09 • atualizado em 30/04/2021 às 20h10

Maquete digital do Hospital Universitário do Sertão. (Coluna de José Ronildo).

Por José Ronildo

Como disse o presidente da CDL de Cajazeiras, Alexandre Costa chegou ao fim a “peleja” pela construção do HUSertão. Mais um sonho que não se concretizou, apesar da sociedade civil organizada, especialmente, das lideranças empresariais da cidade.

Do HUSertão, ficou apenas a imagem do belo prédio feito em computador pelos engenheiros e arquitetos da UNOPS (Escritório das Nações Unidas para Projetos), da ONU.

Outra luta frustrada, que chegou a ter o terreno doado pelo empresário Chico da Remotores, foi o da construção do novo Fórum, também com projeto feito e recursos disponibilizados pelo Tribunal de Justiça, quando era prefeito, Léo Abreu.

É bem verdade que também tivemos grandes sonhos e lutas que foram concretizados, a exemplo do Curso de Medicina, após uma ferrenha disputa com Patos e Sousa, que queriam “toma-lo”, da Terra do Padre Rolim, tentando mudar a decisão de Thompson Mariz, que via Cajazeiras como o local ideal para essa conquista histórica, e a determinação da sociedade civil organizada de Cajazeiras e de suas lideranças políticas.

Com o Curso de Medicina veio a federalização do Hospital Infantil, que passou a receber investimentos importantes do programa de reestruturação dos hospitais universitários, que estavam endividados e sucateados, lançado também pela ex-presidente, Dilma.

Mas, voltando ao HUSertão, o fato é que o sonho acabou quando Dilma Roussef foi “retirada” do Poder. Foi Lula quem lançou o Reuni, que tinha como finalidade interiorizar o ensino superior, inclusive, com a criação de cursos de medicina e depois ampliado por Dilma que decidiu construir Hospitais universitários, visando fortalecer esses cursos e dar condições de funcionamento, para fazer frente principalmente a falta de médicos no interior, lacuna preenchida pelo programa “Mais Médicos”.

Veio Temer, que só falava em cortes no orçamento e congelamento de gastos, e esses hospitais deixaram de ser programa de governo. Os deputados e senadores que apresentassem emendas ao orçamento, mas Cajazeiras não desanimou e correu atrás, ao ponto de conseguir, além dos recursos necessários para elaboração do projeto, R$ 25 milhões para iniciar sua construção.

Para terminar de “matar” o HUSertão, o atual governo de Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que mandaram o recado: Nada de hospital novo. Aí foi o fim do sonho. Resta agora esperar que o que foi projetado em relação ao HUJB, se concretize.

Airton Pires

O ex-prefeito de São João do Rio do Peixe deve deixar o PP de José Aldemir e Agnaldo Ribeiro. Ele teria informado que já recebeu convites de três partidos políticos, entre eles, MDB, presidido no Estado pelo senador Veneziano. O empresário pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.

Júnior Araújo

O prefeito da cidade Lastro, Dr. Athaíde anunciou o apoio à reeleição do deputado estadual Júnior Araújo (Avante). A informação foi repassada pelo próprio gestor sertanejo na tarde de sexta-feira (29), após reunião com o parlamentar em João Pessoa. O pai do prefeito, o ex-chefe do executivo, Vivaldo Diniz, participou do encontro e chancelou o acordo político.
Nas redes sociais, Júnior Araújo agradeceu pela confiança e postou uma foto ao lado do gestor. “Parceria que vai render muito para o Lastro”, disse.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: