header top bar

section content

Cidade do Sertão tem destaque nacional por ter mais mulheres na disputa das eleições 2020

A reportagem destacou ainda que a presidente da Câmara Municipal, Ariana Saldanha está ‘longe de perfil médio do político brasileiro’ por ser lésbica e dona de um cabaré na cidade vizinha

Por Redação Diário

17/10/2020 às 13h31 • atualizado em 17/10/2020 às 13h42

A cidade sertaneja de São José do Brejo do Cruz é a única do país com mais mulheres disputando as eleições municipais de 2020. Para a Prefeitura da cidade, Ana Maria (PL) e Kalinne Saraiva (DEM) são candidatas. O destaque foi feito pelo jornal ‘O Globo’, neste sábado (17).

A reportagem destacou ainda que a presidente da Câmara Municipal, Ariana Saldanha está ‘longe de perfil médio do político brasileiro’ por ser lésbica e dona de um cabaré na cidade vizinha.

“Com uma longa trajetória política na cidade, 24 anos no total, 10 à frente da Câmara Municipal, ela acredita que não há preconceito na escolha dos representantes. Mas diz que sempre foi “muito forte” e “dura” no cargo. Ela acredita que, se fosse homem, não precisaria se portar assim”, diz trecho da reportagem.

O município tem 11 mulheres disputando algum cargo nas eleições enquanto 10 homens também concorrem. Atualmente, há apenas duas mulheres entre os vereadores de São José do Brejo do Cruz: Ariana Saldanha (PP) e Janaina de Marito (PL).

Na cidade, a gestão é administrada por Ana Maria, que tem seis mulheres secretárias e quatro homens. Segundo a prefeita, a presença feminina é prioridade.

Assim como em São José do Brejo do Cruz, a disputa para o Executivo municipal tem cenário totalmente feminino em outros 38 municípios do Brasil, o que configura cerca de 1% das cidades do país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: