header top bar

section content

Governo do Estado promove capacitação de profissionais da rede SUS no combate ao tabagismo

A capacitação contou com uma intensa programação de palestras com especialistas na área.

Por Diário do Sertão

10/03/2016 às 15h06

Capacitação promovida pelo Governo da Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta quinta-feira (10), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, uma capacitação para profissionais de saúde que realizam o tratamento do fumante no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação contou com uma intensa programação de palestras com especialistas na área que debateram temas sobre o programa; como deve ser realizado o tratamento através da abordagem cognitiva comportamental e apoio medicamentoso.

Voltada para profissionais da área, a capacitação reuniu 65 participantes que não participaram da qualificação em 2015, entre eles, médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de nível superior, que possuem perfil para trabalhar com o Programa de Cessação do Tabagismo e serem multiplicadores em seus respectivos municípios.

De acordo com a técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, Terezinha Pessoa, a capacitação teve o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para a abordagem e Tratamento do Fumante na rede SUS, promovendo a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Segundo Terezinha, a importância dessa qualificação é o Estado sensibilizar o maior número de profissionais de saúde para alertar o usuário do SUS sobre os malefícios do fumo.

Para a assistente social do município de Brejo do Cruz, Domerina Ribeiro Monteiro, através da capacitação ela pode adquirir conhecimento dos males do cigarro e de como ajudar uma pessoa a parar de fumar e depois poder repassar para o grupo de tabagismo da sua cidade que foi inaugurado oito dias atrás.

O médico Bruno Ferreira dos Santos destacou na sua palestra a importância do tratamento farmacológico do tabagismo, considerando que ele deve ser realizado conjuntamente com a abordagem em grupo e psicoterápica, o que promoverá maior eficácia e menor risco de recaída para o usuário que deseja parar de fumar.

Da Secom

Recomendado pelo Google: