header top bar

section content

Governo concede incentivos fiscais para fábrica de aviões inaugurada em Campina Grande

De acordo com o empresário Juan Pinheiro, a Stratus fabricará aeronaves de pequeno porte (dois e quatro lugares) para atender ao mercado nacional, da Europa e dos Estados Unidos.

Por Redação Diário

01/07/2016 às 15h29

O Governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (30), termo aditivo com a fábrica de aviões da Stratus Indústria Aeronáutica, por meio do qual concede incentivos fiscais para garantir maior competitividade à empresa. O termo foi assinado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, e o diretor da Stratus, Juan Pinheiro, logo após a inauguração da unidade fabril em Campina Grande. Com a instalação do empreendimento, a Paraíba passa a desenvolver um novo polo industrial e de serviços de manutenção aeronáutica.

De acordo com o empresário Juan Pinheiro, a Stratus fabricará aeronaves de pequeno porte (dois e quatro lugares) para atender ao mercado nacional, da Europa e dos Estados Unidos. “Precisamos ser competitivos comercialmente para atuar no mercado nacional e internacional. Por isso, os incentivos fiscais do Governo do Estado para fabricação das aeronaves e importação de componentes são fundamentais”, destacou Juan Pinheiro. Inicialmente, a empresa investiu R$ 5 milhões para a construção da fábrica localizada no distrito de São José da Mata.

Fabrica de avioes em CG (2)

Em fase de plena operação, a unidade terá capacidade para produzir 50 aeronaves por ano e, para isso, serão construídos ainda dois hangares. O empreendimento empregará até 60 pessoas diretamente e contará com o apoio do Centro de Tecnologia Aeronáutica do Senai para a formação de mão de obra qualificada.

O primeiro modelo fabricado em Campina Grande é um projeto norte-americano e foi executado em parceria com empresa paulista Volato Aeronaves. Hoje, já existem mais de 300 aeronaves como essa em todo o mundo. Entretanto, a Stratus está desenvolvendo um segundo modelo, que segundo Juan Pinheiro, pode ser considerado genuinamente paraibano, pois todos os componentes serão fabricados em Campina Grande, com exceção dos motores e instrumentos.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, ressaltou o potencial da Paraíba para a instalação de novos empreendimentos. “Os empresários acreditam no potencial do nosso Estado, porque a Paraíba, e especialmente Campina Grande, têm centros de excelência para gerar mão de obra qualificada e a fabricação de aeronaves é exemplo disso”, afirmou o secretário, destacando que o Governo do Estado incentivou mais de 260 empresas em 33 municípios desde 2011.

Centro de manutenção aeronáutica – Com a instalação da fábrica de Stratus, Campina Grande também poderá contar com um centro de manutenção aeronáutica. A empresa está realizando o processo de homologação de sua oficina junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com o empresário Juan Pinheiro, já foram cumpridas quatro das cinco etapas do processo.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Buega Gadelha, apontou que a nova fábrica resultará no desenvolvimento de um novo polo tecnológico em Campina Grande. “Estamos mostrando que a inovação é o primeiro sentido da competitividade. É por isso que essa cidade é competitiva, pois cresceu sempre em cima de diferenciais tecnológicos”, frisou.

SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: