header top bar

section content

Mutirão de Catarata: Começa triagem para cirurgias na 6ª Gerência de Saúde

Desde 2011, mais de 4 mil cirurgias de catarata já foram realizadas em Patos dentro dessa parceria Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Por Campelo Sousa

29/06/2018 às 08h34

O mutirão de cirurgias eletivas de cataratas é sempre aguardado com expectativa por quem precisa do serviço

A 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, inicia nesta sexta-feira (29) a triagem para as cirurgias eletivas de catarata. Todos os 24 municípíos da Regional Patos fizeram a captação, montaram suas demandas e apresentaram à Gerência, dentro do que havia sido pactuado na reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão.

A triagem dos pacientes acontece nesta sexta e sábado (30), a partir das 7h, na sede da Gerência Regional de Patos, na rua Horácio Nóbrega, s/n – Belo Horizonte. Os pacientes devem comparecer munidos de toda documentação pessoal e exames. 500 cirurgias de catarata serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho beneficiando moradores da região.

Na sexta-feira (29), passarão por triagem pacientes dos municípios de Areia de Baraúnas, Cacimbas, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Malta e Mãe D’Água. No período da tarde, a partir das 13h: Matureia, Passagem, Patos, Quixaba e Salgadinho.

No sábado (30), a triagem acontece com os municípios de Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José do Bonfim, São Mamede, Santa Luzia, Teixeira, Várzea e Vista Serrana.

O mutirão de cirurgias eletivas de cataratas é sempre aguardado com expectativa por quem precisa do serviço. Para José Leudo de Farias, gerente da regional Patos, trata-de de uma oportunidade de muitos terem de volta sua vida social. “Quem precisa dessa cirurgia, ou faz parte do cotidiano desses pacientes, sabe bem a importância dela para a melhoria da qualidade de vida. Já tivemos pessoas que precisavam de alguém para guiá-las, e quando voltam a enxergar não escondem a emoção de poder resgatar a autonomia”, comentou Leudo.

Desde 2011, mais de 4 mil cirurgias de catarata já foram realizadas em Patos dentro dessa parceria Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Recomendado pelo Google: