header top bar

section content

João Pessoa sedia Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas

O evento é aberto ao público e será realizado no Littoral Hotel, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

Por Portal Diário com Secom

03/12/2018 às 13h40 • atualizado em 03/12/2018 às 13h41

João Pessoa-PB

Líderes comunitários, usuários de água bruta (sem tratamento), representantes de prefeituras e de órgãos públicos se reúnem nesta quarta (5) e quinta-feira (6) para discutir a gestão dos recursos hídricos da Paraíba durante o Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento é aberto ao público e será realizado no Littoral Hotel, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa.

As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (aesa.pb.gov.br). Durante o encontro, serão apresentadas as palestras: “Perspectivas climáticas para 2019”, pela meteorologista, Marle Bandeira; “Gestão das Águas da Transposição do rio São Francisco”, pelo diretor da Aesa, Porfírio Loureiro; “Ações da Aesa e Gestão de Recursos Hídricos”, pelo presidente da Aesa, João Fernandes da Silva; e “Por que os planos de bacia são necessários”, com a professora do IFPB, Mirela Leôncio.

A Paraíba possui três colegiados estaduais: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul. Eles foram criados em 2006 por meio de decretos do Governo do Estado. Além dos rios estaduais, a Paraíba divide com o Rio Grande do Norte o Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Piancó-Piranhas-Açu, esse de âmbito federal, criado em 1996 pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Os comitês são ambientes de discussão sobre as melhorias que devem ser realizadas nas bacias hidrográficas. Os órgãos emitem pareceres e estabelecem normas, promovendo o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos. Com ajuda dos comitês, nós melhoramos as políticas de convivência com a seca e buscamos garantir água de qualidade para a população”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Recomendado para você pelo google

"SÓ PODE LULA?"

VÍDEO: Bolsonaristas defendem 2ª instância, mas não querem amigos presos pela Andaime, diz colunista

PERIGO

VÍDEO: Preocupado com incêndios em Cajazeiras, chefe dos Bombeiras alerta sobre limpar terreno com fogo

PARA ATRAIR TURISTAS

VÍDEO: Bom Jesus realiza 1º Encontro de Motocross com sucesso, e prefeito promete investir no evento

EDUCAÇÃO EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Alunos dão show de aprendizado na Mostra de Conhecimento do Colégio Nossa Senhora do Carmo