header top bar

section content

Chove em 24 horas 100% do esperado para o mês de fevereiro, em João Pessoa, diz Defesa Civil

Capital paraibana foi a cidade com o maior registro de volume de chuva nesta quarta.

Por Portal Diário com G1PB

13/02/2019 às 15h20

Rua no bairro da Torre, em João Pessoa, ficou alagada e duas pessoas usaram caiaque para se deslocar (Foto: Walter Parapazzo/G1)

Choveu mais de 100 milímetros em 24 horas na cidade de João Pessoa, de acordo com informações da Defesa Civil municipal. Segundo Noé Estrela, coordenador do órgão, o volume de água é 100% do esperado para o mês de fevereiro. Vários pontos de alagamentos foram registrados na capital, mas sem nenhuma ocorrência gravíssima.

No entanto, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa) choveu aproximadamente 70% do esperado para o mês de fevereiro somente nesta quarta-feira. De acordo com a Aesa, choveu nas últimas 24 horas 71,1 mm em João Pessoa.

A capital paraibana foi a cidade com o maior registro de volume de chuva nesta quarta. Neste mês, João Pessoa registrou 140 mm, acima dos 101 mm esperados de acúmulo de água da chuva para o mês. A Defesa Civil destaca três áreas de risco em João Pessoa, por serem regiões a beira do rio: comunidades Tito Silva, São Rafael e Padre Hildon Bandeira.

Rua no bairro da Torre, em João Pessoa, ficou alagada e duas pessoas usaram caiaque para se deslocar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Principais ocorrências em João Pessoa
No bairro da Torre, dois homens usaram um caiaque para “passear” pela água que acumulou na rua. Um vídeo mostra o momento que até um cachorro pega carona no passeio. Na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro dos Estado, um carro foi “engolido” por uma cratera.

Rua no bairro da Torre, em João Pessoa, ficou alagada e duas pessoas usaram caiaque para se deslocar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A rua em frente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ficou completamente alagada e intransitável. O tráfego ferroviário foi temporariamente suspenso por falta de condições. A via férrea ficou alagada e tomada por lixo em vários trechos. Funcionários trabalhavam durante a manhã para tentar desobstruir a via férrea. As viagens foram retomadas às 14h (horário local).

Chuvas em outras cidades da Paraíba
A chuva registrada durante a madrugada desta quarta-feira (13) em Campina Grande deixou a Escola Marinha Borborema e casas com acúmulo de água no bairro Três Irmãs. Com a chuva, o esgoto da rua entrou em uma casa do bairro Novo Cruzeiro. De acordo com a Aesa, choveu 24,6 mm na madrugada desta quarta-feira em Campina Grande.

A cidade de Jacaraú, a 96 km de João Pessoa, foi a segunda com maior acúmulo de água das chuvas. Conforme levantamento da Aesa, choveu 46,4 mm em Jacaraú, cerca de 81% do esperado para todo mês de fevereiro.

Jacaraú também é cidade paraibana de fevereiro que mais registrou chuvas acima do esperado. Segundo a Aesa, foram registrados 310% acima do esperado para todo o mês de fevereiro. Nova Floresta, por sua vez, é a cidade da Paraíba com maior volume de chuva até esta quarta-feira, com 214 mm.

Fonte: Portal Diário com G1PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/02/13/chove-em-24-horas-100-do-esperado-para-o-mes-de-fevereiro-em-joao-pessoa-diz-defesa-civil.ghtml

Recomendado pelo Google: