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O Carnaval está chegando. A Geap dá dicas para o folião festejar com saúde

Quer curtir a época mais feliz do ano sem deixar a saúde de lado? Confira as dicas de especialistas da Geap Saúde e coloque o seu bloco na rua!

Por Assessoria da GEAP

27/02/2019 às 11h27 • atualizado em 28/02/2019 às 14h33

A ansiedade pela chegada dos quatro dias de folia do Carnaval é tão grande, que muita gente acaba esquecendo dos cuidados com a saúde. Alguns abusos cometidos na festa de Momo podem causar grandes danos ao corpo. Alimentação inadequada, ausência de sono e uso de bebidas alcoólicas são alguns dos descuidos mais comuns no período. Quer curtir a época mais feliz do ano sem deixar a saúde de lado? Confira as dicas de especialistas da Geap Saúde e coloque o seu bloco na rua!

Beba com moderação

Bebidas alcoólicas promovem a eliminação de líquidos e provocam desidratação. Além de moderar o consumo de álcool, é importante intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos do álcool e até a ressaca podem ser minimizados. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita mal-estar.

Cuidado com os energéticos

Produtos como pó de guaraná e bebidas energéticas dão mais pique para curtir a folia. Mas algumas dessas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.

Hidratação é coisa séria

Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a festa, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco, ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem sódio, potássio, magnésio e cloro. Os sucos também fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.

Sexo seguro

Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. Vírus como HIV, gonorreia, herpes e sífilis, por exemplo, podem ser transmitidos em uma única relação sexual desprotegida. O preservativo é eficaz para prevenir problemas como Infecções Sexualmente Transmissíveis e até mesmo gravidez.

Proteção solar

O filtro solar é o primeiro cuidado para proteger a pele da ação dos raios. A recomendação é utilizá-lo todos os dias e dobrar a atenção quando estiver mais exposto. As versões oil free e em gel são indicadas para quem tem a pele oleosa ou mista, com fator de proteção (FPS) 30. Aplique o produto de 20 a 30 minutos antes de sair de casa e renove a camada a cada duas horas. Lembre-se de passar também no pescoço, colo, mãos e dorso dos pés. É importante que o produto tenha também uma ação hidratante e antioxidante, promovida por nutrientes como a vitamina E. Para a boca, vale apostar em protetor solar e ficar atento às bebidas ácidas, como as de limão, uma vez que o contato com o sol pode causar queimaduras.

Descansar faz bem

O corpo precisa de seis a oito horas por dia de descanso. Sem essa pausa, fica muito difícil manter o ritmo nos quatro dias de festa. Em algum momento, surgirão sinais de cansaço e esgotamento.

Use roupas leves e sapatos confortáveis

Deve-se usar roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés. Como normalmente fica-se muito tempo em pé, o ideal é usar um tênis confortável com meia e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.

Vacinas em dia

Durante o Carnaval, é comum acontecerem acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados na rua, que são fontes da bactéria do tétano. Além disso, a presença de turistas e aglomerações de pessoas facilitam a transmissão de doenças, como viroses e sarampo, que podem ser evitadas com a vacinação.

De olho na alimentação

Evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e podem causar mal-estar. Faça uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia. Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas. Passado o Carnaval, é recomendada uma dieta desintoxicante, com muita água, água de coco e sucos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Isso ajudará a limpar e reequilibrar o organismo.

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