header top bar

section content

Primeira-dama visita associações de labirinteiras de Riachão do Bacamarte e Juarez Távora

O presidente da Cooperativa Mista Agroartesanal de Juarez Távora, Geraldo Araújo, expressou a satisfação em receber a primeira-dama e poder mostrar um pouco do trabalho desenvolvido

Por Secom Paraíba

26/04/2019 às 08h01

O presidente da Cooperativa Mista Agroartesanal de Juarez Távora, Geraldo Araújo, expressou a satisfação em receber a primeira-dama e poder mostrar um pouco do trabalho desenvolvido

A primeira-dama Ana Maria Lins esteve, na tarde desta quinta-feira (25), nas cidades de Riachão do Bacamarte e Juarez Távora, onde conheceu o trabalho das mulheres labirinteiras do Sítio Serra Rajada e da Cooperativa Mista Agroartesanal que produzem peças em labirinto. Pela manhã, a primeira-dama visitou as labirinteiras da comunidade Chã dos Pereiras, em Ingá.

As artesãs labirinteiras das três cidades vão participar da 30ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que ocorrerá entre os dias 12 e 30 de junho no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande. As mestras labirinteiras serão as homenageadas do evento, que tem como tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações”.

Para a primeira-dama Ana Lins, a Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada e a Cooperativa Mista de Juarez Távora desenvolvem um importante trabalho de valorização e incentivo ao artesanato paraibano. “Através dessas associações, muitos artesãos podem ter apoio para ampliar seus negócios e tornar suas peças mais conhecidas. O Governo do Estado vai promover mais uma edição do Salão de Artesanato em Campina Grande e este espaço será uma grande vitrine para os artesãos, em especial para as labirinteiras que serão homenageadas”, comentou.

“O labirinto é uma arte muito rica, um trabalho lindo, cheio de detalhes e que é um orgulho para a Paraíba. Conhecer de perto essas comunidades de mulheres labirinteiras é muito gratificante”, acrescentou a primeira-dama.

Primeira-dama visita labirinteiras

HOMENAGEM

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, reforçou que é uma grande alegria poder homenagear as labirinteiras no próximo Salão do Artesanato em Campina Grande. “O labirinto faz parte das raízes do nosso povo e da identidade cultural paraibana. O Governo do Estado tem um canal aberto com os artesãos, porque acredita que unidos somos mais fortes em prol do fortalecimento do artesanato”, disse.

“Desde os oito anos eu faço labirinto e amo essa arte. A gente faz várias coisas, mas hoje o que estou produzindo bastante são panos de bandeja e passadeiras. O labirinto faz parte da vida da minha família”, comentou a labirinteira do Sítio Serra Rajada, Josefa Araújo.

Terezinha Matias é presidente da Associação das Artesãs Rurais de Serra Rajada e será uma das labirinteiras homenageadas no Salão do Artesanato da Paraíba. “Fico muito feliz por este reconhecimento. A nossa associação já existe há cerca de 30 anos e hoje trabalha com aproximadamente 20 mulheres labirinteiras. Eu aprendi a fazer labirinto com minha mãe e isso sempre foi uma complementação de renda para as famílias desta comunidade”, falou.

A artesã de Juarez Távora, Antônia do Nascimento, conhecida como dona Toinha, também será homenageada no Salão do Artesanato. Ela é considerada uma mestra na arte do labirinto. “Aprendi a fazer o labirinto aos 10 anos e nunca mais parei. Criei meus filhos trabalhando na agricultura e fazendo labirinto. Hoje já alcancei reconhecimento e viajei para vários lugares para expor o artesanato do labirinto. Agradeço a todos por terem me escolhido para receber a homenagem no Salão do Artesanato”, disse.

SATISFAÇÃO

O presidente da Cooperativa Mista Agroartesanal de Juarez Távora, Geraldo Araújo, expressou a satisfação em receber a primeira-dama e poder mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pelas integrantes da cooperativa. “Este é um momento especial para nós. Agradecemos o apoio do Governo do Estado ao artesanato, em especial ao labirinto, arte que é tão forte na cidade de Juarez Távora. Valorizar o artesanato é fundamental para o desenvolvimento das comunidades”, frisou.

Recomendado pelo Google: