header top bar

section content

Conselheiro Federal parabeniza Técnicos e Auxiliares de Enfermagem pelo seu dia

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

Por Assessoria

20/05/2019 às 00h26 • atualizado em 20/05/2019 às 10h32

Dia 20 de maio, dia do Técnico de Enfermagem

Hoje 20 de maio encerraremos a semana brasileira de Enfermagem, dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Em referência norte da heroína de guerra ANNA JUSTINO NERY em atendimento ao decreto presidencial n 48.202 de 1960 assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek. Única profissão com uma semana de comemoração.

A meus colegas desejo que nossos dias sejam de reflexão do tempo que dedicamos não só assistência, mais ao empoderamento político e a transformação do coletivo como categoria. Somos quase 2 milhões de trabalhadores e desta parcela 80%, somos a primeira força de trabalho na área de saúde, a 2° mais complexa e ainda temos os mais baixos salários. Carga horária excessiva.

Um desgaste físico e emocional, diferenciado das demais profissões, somos violentados por uma população que é mal atendida por culpa de governos. Somos violentados institucionalmente por falta de condições dignas para desenvolvermos nossas tarefas diária e ainda agravada muitas vezes por nossa desunião. No século XXI, quem somos? Onde queremos ir? Qual legado deixaremos para os que se espelham em nós e fazem também Enfermagem…

Não adianta sonhar e preciso realizar!

Paulo Murilo
Téc. Enfemagem membro da Conatenf/Cofen, secretario da Anaten Nacional e diretor financeiro da regional norte João Amazonas SindsprevRJ

Recomendado pelo Google: