header top bar

section content

Manifestantes protestam contra cortes na Educação em Fortaleza e no interior do Ceará

Manifestantes se concentraram na Praça da Gentilândia e depois saíram em passeata pelas ruas de Fortaleza. Além da capital, também há manifestação em pelo menos três cidades: Cascavel, Iguatu e Sobral.

Por Por Valdir Almeida

13/08/2019 às 09h56

FORTALEZA, 9h18: Manifestantes saem às ruas de Fortaleza em protesto contra reforma da Educação — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Manifestantes realizam protestos contra cortes de verbas para a Educação e reforma da Previdência na manhã desta terça-feira (13), em Fortaleza e cidades do interior do Ceará.

O grupo começou a se concentrar às 8h na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica. Por volta das 9h10, os participantes saíram em passeata pela Avenida 13 de Maio, em direção ao Centro de Fortaleza. O trânsito na avenida ficou bloqueado.

Segundo os organizadores, participam da manifestação estudantes, professores e profissionais ligados à educação pública. Os participantes levaram faixas e utilizam um carro de som para dizer palavras de ordem contra o o Governo Federal.

Além dos cortes do governo, os manifestantes também criticam o programa Future-se, lançado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação. A proposta é permitir que sejam feitos investimentos de fundos privados e a contratação de Organizações Sociais (OSs), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

“Estamos se reunindo nas ruas em defesa da educação pública gratuita e de qualidade. Contra esse projeto Future-se, que tem cortado da Educação Superior e dos Institutos Federais. E que na verdade não vai trazer futuro para ninguém”, disse Liz Filardi, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Protestos no interior
Além da manifestação em Fortaleza, grupos também realizam atos nas cidades de Cascavel, na Região Metropolitana, e em Sobral e Iguatu, no interior do estado.

Em Iguatu, a concentração acontece na Praça Gonçalves de Carvalho, no Centro da cidade. Líderes sindicais, representantes de movimentos sociais e estudantes saíram pelas ruas do município com bandeiras do Brasil e faixas com frases a favor da educação.

Fonte: Por Valdir Almeida - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/08/13/manifestantes-protestam-contra-cortes-na-educacao-em-fortaleza-e-no-interior-do-ceara.ghtml

Recomendado pelo Google: