header top bar

section content

Governo realiza Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba

O encontro objetiva articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível estadual, visando o fortalecimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Por Portal Diário com SECOM

13/11/2019 às 08h26

VIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a Agência Nacional de Águas (ANA) e os Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba estão promovendo o VIII Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba. O evento, iniciado nesta segunda-feira (11) segue até esta quarta-feira (13), no Littoral Hotel em João Pessoa.

A abertura contou com as presenças do secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, representando o governador João Azevêdo; do presidente da Aesa, Porfírio Loureiro; do representante da ANA, Humberto Gonçalves; de representantes de comitês de bacias e demais membros dos órgãos do Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba (Seirhma, Aesa, Conselho Estadual dos Recursos Hídricos), além de convidados. A Paraíba tem um comitê federal (bacia do rio Piancó/Piranhas/Açu) e três comitês estaduais (bacia do rio Paraíba, bacias do Litoral Norte e bacias do Litoral Sul).

Na ocasião, o secretário Deusdete Queiroga destacou a importância dos comitês de bacias hidrográficas, que compõem a base do sistema de gestão de águas e têm relevante papel na sustentabilidade hídrica do Estado. Ele parabenizou a Aesa pela realização do evento, “que discute temas tão importantes e também visa à capacitação dos membros dos comitês de bacias”, ressaltou.

O encontro objetiva articular os Comitês de Bacias Hidrográficas em nível estadual, visando o fortalecimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa; promover o desenvolvimento de debates sobre políticas públicas nacional e estadual para a gestão das águas; fomentar a troca de experiências entre os Comitês de Bacias Hidrográficas constituídos no Estado e promover a articulação e interlocução entre os Comitês de Bacias Hidrográficas e as demais instâncias do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Dentre os temas discutidos na programação estão: Progestão e Procomitês, proferida pelo presidente da ANA; apresentação das ações da Aesa pelo presidente do órgão; perspectivas climáticas para 2020, pelo gerente executivo da Aesa, Alexandre Magno; além de mesa redonda sobre como equacionar as necessidades das bacias, os recursos existentes e as necessidades e procedimentos necessários, bem como cursos sobre: Gestão Participativa dos Recursos Hídricos.

Recomendado pelo Google: