header top bar

section content

Passeio ciclístico abre comemorações do Dia do Doador de Sangue na Paraíba

O percurso no total de 7,5 quilômetros, e reuniu doadores, funcionários do Hemocentro e simpatizantes da doação.

Por Portal Diário com SECOM

25/11/2019 às 10h24

O passeio ciclístico saiu da Praça da Independência, no Centro de João Pessoa, em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú

Uma manhã de alegria e sensibilização. Assim foi o domingo (24) para mais de 100 pessoas que participaram do II Passeio Ciclístico Doe Sangue Regulamente. O evento marca o início da Semana do Doador, promovida pelo Hemocentro da Paraíba para homenagear todos aqueles que disponibilizam um pouco de seu tempo para doar sangue. Nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, haverá programação especial no Hemocentro.

O passeio ciclístico saiu da Praça da Independência, no Centro de João Pessoa, em direção ao Largo da Gameleira, em Tambaú, um total de 7,5 quilômetros, e reuniu doadores, funcionários do Hemocentro e simpatizantes da doação.

A diretora-técnica do Hemocentro da Paraíba, Valéria Limeira, destacou que a ação é importante para chamar atenção da população para doação de sangue. “Estamos nos aproximando do período de férias, época em que é preciso reforçar o estoque para que, além do sangue utilizado nas cirurgias eletivas, tenhamos sangue para atender demanda de acidentes e outros incidentes que precisem de transfusão”, pontuou.

Já a coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana, destacou que a Semana do Doador é um dos eventos mais importantes da instituição. “É a oportunidade que nós temos pra fazer um verdadeiro reconhecimento para o doador de sangue. Ele é parte fundamental na nossa missão de atender a demanda de sangue no Estado da Paraíba com segurança e qualidade.

Durante o passeio ciclístico os super-heróis Batman (Gilderson Magno) e Flash (Magno Monteiro) desfilaram em um trio elétrico chamando atenção da garotada e de quem estava ao longo do percurso. “É muito bom participar de um evento que tem uma causa tão importante como a doação de sangue”, declarou Magno, que também é doador. “Aqui representamos todos aqueles que doam sangue e salvam vidas, os heróis da vida real”, ressaltou.

Para Cassandra Vasconcelos, do Pedal Caridade em Ação, o passeio ciclístico foi um sucesso. “Fomos convidados pelo Doe Sangue PB para nos unirmos e fazermos parte deste evento. Estamos aqui para divulgar a importância da doação regular de sangue. Eu também sou doadora; minha mais recente doação foi em agosto e assim que estiver liberada novamente vou fazer mais uma doação. Homem pode doar 4 vezes no ano e mulher 3 vezes, eu quero manter esta regularidade e convidar mais pessoas para serem doadoras”, pontuou.

Francimar Cordeiro reuniu integrantes dos grupos de pedal Tapioca, Isopo, Vigarista, Go Bike e vários amigos para participarem da ação. “Quando minha filha era pequena precisou de sangue e desde esta época eu abracei a causa da doação de sangue Hoje, estou aqui para incentivar mais pessoas para serem doadoras”, afirmou.

Para que tais iniciativas ocorram é necessário o envolvimento de muita gente, o que inclui a parceria com grupos e instituições, como a ONG Doe Sangue PB, Pedal Caridade em Ação, as empresas FCK Engenharia, Paraíba de Prêmios, Ceará Veículos, Picolé Casitus e o grupo AniMonteiro Personagens Vivos.

Na chegada do passeio, a recepção aos ciclistas foi com um café da manhã com frutas, água e picolé, ofertados por parceiros do evento.

Mais atividades – A programação em homenagem ao doador segue até o dia 30 de novembro. Ao longo da semana haverá ações de incentivo à doação de sangue. Nesta segunda-feira (25), haverá apresentação musical do musicista Neto Costa e Hellen Karla e oferta de serviços de beleza, além de atividades promovidas pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro.

O Hemocentro da Paraíba fica na avenida Pedro II, 1.119, no bairro de Jaguaribe, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h.

Recomendado pelo Google: