header top bar

section content

Ricardo Coutinho e mais 15 governadores se declaram contra impeachment de Dilma

Oficialmente, assessoria diz que tema central do encontro é microcefalia. Presidente também reuniu grupo menor para discutir impeachment.

Por

09/12/2015 às 06h17

Dilma Rousseff durante reunião com governadores no Palácio (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta terça-feira (8), na Sala Suprema do Palácio do Planalto, com governadores de diversos estados. Segundo a assessoria da Presidência, o tema central do encontro é o surto de microcefalia, principalmente em estados do Nordeste. Antes da reunião com todos os governadores, Dilma se reuniu com 15 deles para discutir o processo de impeachment.
 
O que diz o pedido
Participaram desse encontro prévio Rui Costa (PT-BA), Renan Filho (PMDB-AL), Paulo Câmara (PSB-PE), Flávio Dino (PC do B-MA), Camilo Santana (PT-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Robinson Faria (PSD-RN) e Jackson Barreto (PMDB-SE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Suely Campos (PP-RR), Waldez Góes (PDT-AP),Raimundo Colombo (PSD-SC) e as governadoras em exercício do Acre, Nazareth Araújo, e do Piauí, Margarete Coelho.

O encontro da presidente com os governadores ocorre uma semana após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolher pedido de impeachment da petista e um dia após o vice-presidente Michel Temer enviar a Dilma carta na qual diz que ela não confia nele nem no PMDB, partido do qual ele é presidente.

Desde a semana passada, Dilma e seus conselheiros políticos passaram a montar estratégia para conseguir barrar o impeachment no Congresso Nacional. Ela, por exemplo, já se encontrou com juristas, chamou ao Planalto 23 dos 31 ministros para uma reunião e tem participado de eventos públicos nos quais diz que não há base jurídica para o processo.

Após o processo de impeachment ser iniciado na Câmara, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, informou que haveria o encontro entre a presidente e governadores contrários à decisão de Eduardo Cunha e afirmou que o governo se prepara para o "embate político que está começando".

No início da tarde desta terça, Wagner se reuniu, segundo a Casa Civil, no Palácio do Planalto, com os governadores dos nove estados do Nordeste para discutir, entre outros assuntos, “a pauta política do país.”

Microcefalia
A reunião entre a presidente e os governadores ocorre também em meio a um surto de microcefalia no Nordeste. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Em razão das diversas crianças que nasceram com a doença, o governo federal criou uma força-tarefa integrada por 17 ministérios para tentar conter o avanço dos casos.

Nesta segunda, durante discurso na Conferência Nacional de Assistência Social, Dilma disse que a população é “essencial” na luta contra o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, que é apontado como o causador do surto de microcefalia.

“Peço a vocês que participem da conscientização das pessoas porque não é possível deixar água parada porque aumenta a contaminação”, disse a presidente no evento.

Do G1PB

Tags:
Recomendado pelo Google: