header top bar

section content

PM flagra homem nu nas ruas de Cajazeiras; caso ocorreu após fechamento de clínica psiquiátrica

A ex-funcionária da clínica, a técnica de enfermagem Maria do Carmo disse que muitos doentes estão perambulando pelas ruas.

Por

29/05/2015 às 22h20

A Polícia Militar (PM) flagrou nessa quarta-feira (27), um homem caminhando sem roupas pelas ruas da cidade de Cajazeiras. O caso aconteceu na Zona Norte da cidade e segundo o relato dos policiais o homem flagrado pelado, tem problemas psiquiátricos e pode ter sofrido um surto.

A informação também foi confirmada por testemunhas que conheciam o homem e familiares do acusado. Segundo a Polícia Militar não é a primeira vez que isso acontece com o homem e a família relata que não consegue mantê-lo em casa quando ele sofre surtos.

De acordo com a Polícia Civil o caso não foi registrado na delegacia da cidade de Cajazeiras, pois segundo os agentes neste tipo de ocorrência a pessoa com transtornos mentais não é autuada.

  

Este também não é o primeiro caso, no início deste mês, outra pessoa com problemas psíquicos tirou a roupa e foi detida na BR 230, entre Cajazeiras e Sousa. Estes fatos começaram a surgir na Terra do Padre Rolim após o fechamento da única clínica, Santa Helena, apta para internação de pessoas com transtornos mentais.

 

A matéria ganhou repercussão no Estado todo em vários blogs e site, além do Jornal da Paraíba que destacou a problemática em suas páginas.

Veja mais:

Após 38 anos clínica de Cajazeiras é fechada e proprietário diz: ‘Pacientes estão nas ruas’?

Representante ASFAFIS fala sobre o fechamento da clínica Santa Helena  

?Clínica manda pacientes embora; Prefeita anuncia fechamento da Casa Terapêutica 

Vereador denuncia, proprietário confirma fechamento de clínica e secretário explica?

Prefeitura de Sousa promove caminhada com usuários dos CAPS alusiva a semana de luta antimanicomial. Veja

A ex-funcionária da clínica, a técnica de enfermagem Maria do Carmo disse que muitos doentes estão perambulando pelas ruas e comunidades de Cajazeiras, pois precisam de um local apropriado para o tratamento. “Uma calamidade”.

A clínica Santa Helena funcionou há 38 anos na cidade de Cajazeiras, ma foi fechada por falta de recursos. O proprietário da clínica, o psiquiatra João Pessoa de Sousa, o “Dr. Pessoa” como é mais conhecido Dr. Pessoa explicou que o primeiro atendimento deve ser feito no Posto de Saúde da Família (PSF), onde é detectado o problema, depois encaminhado para os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e não resolvendo passa para o serviço especializado de internamento. “Isso existe no mundo inteiro”.

Dr. Pessoa explicou que sua clínica era a única unidade de internação de Campina Grande para o Sertão todinho e destacou o aumento dos suicídios na região, além de pessoas com distúrbios mentais que estão nos presídios. 

Acompanhe a entrevista completa com Dr. Pessoa!

DIÁRIO DO SERTÃO com fotos do Blog Folha Vip Cajazeiras

Tags:
Recomendado pelo Google: