header top bar

section content

Conheça os procedimentos do Samu de Sousa para socorrer vítimas de acidentes: Estamos preparados

Em alguns casos de pacientes graves, como é mostrado no vídeo, é necessário apoio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA)

Por

26/11/2014 às 09h06

Samu realizando resgate de vítima de acidente na BR 230 (Foto: Charley Garrido)

O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) Regional de Sousa, divulgou nesta quarta-feira (26) um vídeo mostrando os detalhes dos atendimentos em casos de acidentes de trânsito. O Samu é responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência, em Sousa e outros 26 municípios do Sertão da Paraíba.

Inicialmente, a filmagem mostra uma telefonista auxiliar de regulação médica (Tarms) recebendo uma ligação informando sobre um atropelamento no bairro da Estação em Sousa. A ligação é transferida para um Médico Regulador (MR) que avalia a gravidade do acidente. Logo em seguida, o Rádio Operador (RO) aciona a Motolância (MT) e uma Unidade de Suporte Básico (USB), e os dois veículos se deslocam até o local informado pelo solicitante.

Após chegar ao local do acidente, o condutor socorrista, a enfermeira e a técnica de enfermagem realizam os procedimentos necessários para atender a vítima que é socorrida para o Hospital Regional de Sousa.

Em alguns casos, como é mostrado no vídeo, é necessário apoio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) que é composta por um enfermeiro, um condutor socorrista e um médico para socorrer as vítimas mais graves. Se for necessário, também deve ser solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros.

Samu Regional de Sousa
O serviço de saúde prestado por esse órgão melhorou significantemente o nível da saúde nessa região do sertão paraibano, pois os profissionais que o compõem (condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas (TARMS) e radio-operadores (RO), recebem capacitação especializada para esse fim.

O Samu oferece um serviço de urgência apropriado, com uma equipe de profissionais capacitados. Através do número 192 no caso de necessidade e urgência, a equipe do SAMU prestará o auxílio imediato, possibilitando maiores oportunidades de reabilitação e recuperação da saúde.

Veja vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: