Energisa declara que região de Cajazeiras é a 2ª colocada no ranking de furto a energia
Em todo o estado da Paraíba, o furto de energia é responsável pela perda de 155 GWh/ano.
De cada dez unidades consumidoras vistoriadas pela Energisa na região de Cajazeiras três apresentaram ligações clandestinas de energia.
De acordo com a assessoria da empresa, esta foi a média de irregularidades encontrada nos 45 dias de operação de combate ao furto de eletricidade realizada pela concessionária. No total, os técnicos vistoriaram 2.298 unidades e encontraram desvios em 688 lugares.
A fiscalização, que teve o apoio da Polícia Civil, reuniu 15 equipes para reduzir o desvio de energia na região de Cajazeiras que é a segunda localidade com maior perda na Regional Oeste. Por ano são desviados mais de 21 mil MWh.
O furto de energia elétrica representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os usuários das unidades nas quais se identifica o furto. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pelo furto respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão. As ligações irregulares também provocam queda na qualidade do fornecimento de energia elétrica, já que sobrecarregam o sistema elétrico.
Em todo o estado da Paraíba, o furto de energia é responsável pela perda de 155 GWh/ano. O desvio compromete também a arrecadação de impostos. Só o governo estadual deixa de arrecadas R$ 13,5 milhões em impostos.
DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário