header top bar

section content

Juiz de Execuções Penais diz que não aceita transferência de presos de Sousa para CZ

O juiz disse que não aceitou e nem aceita transferência de nenhum preso de Sousa para o presídio de Cajazeiras.

Por

16/11/2011 às 18h00

O juiz de Execuções Penais de Cajazeiras, Djacir Soares disse durante entrevista nesta quinta-feira (16) que não aceita a transferência de presos da Colônia de Sousa para o Presídio de Cajazeiras. De acordo com ele, o Presídio está superlotado e sem condições de receber mais ninguém. “Não aceitei e nem aceito transferência. Se vierem 40 presos de Sousa para Cajazeiras, haverá rebelião e eu não vou nem lá”, disse o juiz.

Djacir Soares disse ainda que serão tomadas as medidas cabíveis para os diretores da Colônia Penal de Sousa e do Presídio Regional de Cajazeiras, pelo fato de ambos terem realizado a transferência do apenado Everaldo da Silva, sem autorização do juiz de Execuções Penais e do Ministério Público.

Ouça Áudio do Juiz Djacir.
 

Transferência
O Coronel Arnaldo Sobreira disse durante entrevista nesta quinta-feira (16) que existe a necessidade de transferir alguns apenados para garantir a segurança do local. Entretanto, ele disse que esse assunto ainda será discutido com a direção da Colônia, Polícia Militar e demais integrantes da segurança local, inclusive a Vara de Execução Penal.

O Coronel disse ainda que os danos provocados pela rebelião serão tratados na esfera criminal através de procedimento a cargo da Polícia Civil para apurar a responsabilidade dos apenados envolvidos.

Veja Vídeo do Coronel Arnaldo.

Direção Sousa
A Diretora da colônia penal de Sousa, Maria do Céu Dantas Bernardo, se pronunciou na manhã dessa quarta-feira (16), lamentando sobre a morte do apenado Everaldo da Silva, e falou sobre as transferências dos apenados.

A diretora enfatizou que lamenta a morte do apenado, e afirmou que sempre esteve a disposição do apenado e da família, no sentido de resolver alguma causa, que esteja é claro dentro da Lei.

Segundo Maria do Céu, as transferências dos apenados não é de competência da direção da colônia penal, mas sim da secretaria de segurança. Casos os presos sejam transferidos, serão divididos para as cidades da região de Sousa.

De acordo com a diretora da colônia penal de Sousa, a transferência dos presos objetiva principalmente preservar a vida deles.

A estrutura da casa de detenção, onde os apenados se encontram é de colonia penal e não de presídio, portanto, o Estado se mostra interessado em resolver a questão da estrutura da instituição, para que os presos não sejam levados para outros municípios e fiquem perto dos familiares.

Suicídio
O popular Julierme da Silva, cunhado do preso que cometeu suicídio disse nesta quinta-feira (16) que Everaldo já havia tentado se matar na segunda-feira (14), quando ainda estava na Colônia Penal de Sousa.

De acordo com Julierme, Everaldo estava muito perturbado, pois, segundo ele, haviam várias ameaças de morte contra sua pessoa na Colônia de Sousa. Segundo o cunhado de Everaldo, a família do rapaz está certa de que realmente, sua morte aconteceu através da prática do suicídio.

Ouça Áudio do cunhado de Everaldo.

DIÁRIO DO SERTÃO
 

Tags:
Recomendado pelo Google: