header top bar

section content

Prefeitura e Faculdade Santa Maria apresentam projeto para cuidar de animais de rua em Cajazeiras

Para a efetivação do referido projeto, a Prefeitura já contratou um canil, que servirá para a recuperação dos animais.

Por Diário do Sertão

27/03/2018 às 09h05

Projeto foi apresentado nessa nessa segunda-feira (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Cajazeiras através da Secretaria de Saúde firmou parceria com a Faculdade Santa Maria com objetivo de buscar uma solução para os animais de rua da cidade, problema enfrentado há muito tempo.

Na tarde dessa segunda-feira (26), no auditório da Faculdade Santa Maria, houve a apresentação do projeto aos representantes de entidades protetoras de animais: SOS Pet, MOV PAC e Gruca. As diretoras Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, ao lado da secretária de saúde do município Dra. Paula e da Coordenação do Núcleo de Zoonoses, mostraram como funcionará o projeto piloto em nível de estado e nordeste, intitulado: “Animais do Bem”, que consiste em capturar os animais, castrar e tratar para depois retornar ao convívio da sociedade, cadastrados.

Para a efetivação do referido projeto, a Prefeitura já contratou um canil, que servirá para a recuperação dos animais, enquanto a FSM se encarregará dos materiais para cirurgias e outras demandas necessárias.

Ana Goldfarb explicou que a ideia do projeto é com um tempo retirar todos os animais de Rua de Cajazeiras, castrar, remifurgar, vacinar, coletar sangue para análise e tratar. Após os procedimentos, aquele que tiverem condições serão marcados e colocados de volta.

Por sua vez, a secretária de saúde Dra. Paula, revelou, que no momento essa ideia da Faculdade Santa Maria em parceria com a Secretaria de Saúde de Cajazeiras é excelente, pois, trata-se de uma prevenção, e nossa preocupação, além dos animais, é com a saúde pública. “Estamos dentro desse projeto riquissimo, que só vai trazer o bem para os animais, e para a população de Cajazeiras, resolvendo um problema muito antigo, que nunca houve solução”, afirmou.

A ideia assimilada e aprovada pelo prefeito Zé Aldemir será colocada em prática nos próximos dias. Inicialmente serão feitas 20 capturas, e até a primeira quinzena de abril haverá lançamento, já com o projeto em prática.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: