header top bar

section content

Estudo revela

Mosquito Aedes aegypit foi trazido da África

Por

21/04/2008 às 01h11

Para as novas gerações que estão aterrorizadas com o surto de dengue instalado no Rio de Janeiro, a história da doença já tem pelo menos dois séculos, apesar de haver registros de sintomas semelhantes observados nos navios negreiros que trouxeram escravos para a América. Aliás, são exatamente estes navios os apontados como responsáveis por trazer o mosquito Aedes aegypti da África, onde ele surgiu. O primeiro surto de dengue da história foi registrado em 1779, em Java, a principal ilha da Indonésia, mas no ano seguinte a primeira epidemia americana foi confirmada na Filadélfia, Estados Unidos.

Já no século XX, a forma hemorrágica da doença vinha sendo observada desde a década de 1920 nas Filipinas e Tailândia, mas só foi considerada a mais grave manifestação da dengue nos anos 1950. Em 1981, Cuba viveu a primeira epidemia de dengue hemorrágica nas Américas, causada pelo tipo 2, que também chegou à Venezuela oito anos depois.

A explicação para os brasileiros tratarem a dengue como novidade é que só em 1986 o tipo 1 foi isolado pela primeira vez no Brasil, um trabalho do Departamento de Virologia da Fiocruz. O tipo 3 só seria identificado por aqui em 2001, um ano antes da maior epidemia registrada no país, no Rio de Janeiro, quando mais de 400 mil pessoas adoeceram e 91 delas morreram em todo o Estado, sendo 65 só na capital. Em quase todos os surtos registrados, as maiores vítimas foram adolescentes e crianças, como acontece atualmente na capital carioca.

ORIGEM
Acredita-se que o nome dengue tem origem na expressão “ki dengo pepo”, de um dialeto indiano e usada para descrever os ataques causados por maus espíritos, a explicação encontrada para a doença que afetou ingleses que viviam nas Índias Espanholas entre os anos de 1927 e 1928.

SAIBA MAIS
Século XVI – o mosquito Aedes aegypti migra da África para as Américas nos navios negreiros
1927 – origem do nome da doença (Índias Espanholas)
1779 – primeira epidemia de dengue da história (Java, Indonésia)
1780 – primeira epidemia das Américas (Filadélfia, Estados Unidos)
1920 – primeiros casos de dengue hemorrágica (Filipinas e Tailândia)
1950 – dengue hemorrágica é considerada a forma mais grave da doença
1981 – primeira epidemia de dengue hemorrágica nas Américas (Cuba)
1986 – tipo 1 é isolado no Brasil
2002 – maior epidemia registrada no Brasil (Rio de Janeiro)

Tags:
Recomendado pelo Google: