header top bar

section content

Taxista de 85 anos dirige 12 horas por dia para pagar tratamento da mulher e mobiliza a web

Seu Haroldo mobilizou milhares de pessoas ao ter história contada na web.

Por Campelo Sousa

15/08/2016 às 07h59

Seu Costinha tem 85 anos e trabalha doze horas por dia (Foto: Luna Oliva/G1)

Um idoso, comoveu a internet com uma história de amor e cuidados. Haroldo Pereira, de 85 anos, dirige um táxi cerca de 12 horas por dia para conseguir pagar uma casa de repouso e um tratamento médico para a mulher, com quem é casado há 53 anos. Taxista desde 1959, Pereira, porém, vive um dilema.

Ele acredita que, a partir de 2017, não conseguirá renovar a licença para dirigir o táxi por causa da idade avançada.

“A minha aposentadoria é pequena, apenas um salário mínimo. Não consigo pagar as minhas contas e sustentar a minha esposa em uma casa abrigo apenas com isso. Ela está doente e necessita de vários cuidados. É muito pouco e, por isso, não quero parar de trabalhar”, conta.

Seu Costinha, como é mais conhecido na cidade, passou por várias reviravoltas na vida e provou a capacidade que tem de passar por todas elas.

O seu último desafio aconteceu há poucos meses, quando teve um problema de coluna e precisou ficar internado por 17 dias. Isso significa que ele ficou quase um mês sem visitar a sua esposa, dona Domingas Cardosina da Cruz e sem trabalhar.

Quando estava bem para voltar ao trabalho, o táxi estava no conserto e só voltou a rodar após uma semana. Durante todo esse período, Costinha deixou de ganhar dinheiro e todas as contas começaram a atrasar.
“Eu atrasei até o aluguel. Estava desesperado, acordava durante a noite assustado, com o coração batendo forte, pensava que não tinha mais o que fazer. Mas a solidariedade das pessoas mudou a minha vida. Falo isso com convicção”, conta.

Seu Costinha se refere a solidariedade que aconteceu por meio da internet. Um amigo do taxista fez uma campanha pedindo para que fizessem doação de alimentos, fraldas geriátricas (para dona Domingas, a esposa) e até mesmo dinheiro. Foi isso que ajudou o santista a conseguir sair da dificuldade.

A realidade do taxista não é diferente de muitos brasileiros, como ele mesmo conta: “da cama pro volante, do volante pra cama”. A situação fica mais difícil do que para a da maioria das pessoas devido à idade avançada que o deixa cansado e o fato de ele precisar sustentar a esposa, que tem problemas de saúde, em uma casa de abrigo de Santos.

“Moro sozinho, tenho medo de algo acontecer comigo. Meu portão é trancado com cadeado, se algo acontece, acho que vão descobrir depois de uma semana. É difícil. No começo sentia muita falta da minha mulher e acabei entrando em depressão”, afirma.

Há quase três anos, Seu Costinha enfrentou o maior desafio de sua vida: ver sua mulher ficando cada vez mais doente e debilitada: Dona Domingas sofreu dois derrames e duas convulsões. Após isso, ela ainda conseguiu ficar em casa, mas foi um período difícil, já que Costinha não podia ficar sem trabalhar e acabava precisando deixar a esposa sozinha. Por isso, uma assistente social resolveu que era necessário levá-la para um abrigo.

“O custo do abrigo é quase R$ 2 mil, mas conto com a ajuda da Prefeitura e, para manter a minha esposa sendo bem cuidada, desembolso cerca de R$ 600 por mês. Mesmo assim, para mim, é muito dinheiro”, lamenta.

Apesar de todos os problemas que vem enfrentando, sua fé e vontade de viver surpreendem todos que convivem com Seu Costinha. É o que conta Jaedson Reis, uma das pessoas que ajudaram na campanha de doação.

“Ele é conhecido e amado na cidade. Muitas pessoas ajudaram e só tinha comentários positivos na publicação. Sabemos como as pessoas podem ser maldosas na internet. Mas, no caso, eram só coisas bacanas, ele é muito querido, ninguém tem coragem de sujar a história dele”, conta.

Seu Costinha também tem uma grande história de amor com a cidade de Santos, onde já foi motorista de ônibus, carreta e táxi. Inclusive, foi dirigindo o ônibus que conheceu sua esposa. “Foi no ônibus 21. Até hoje minha ‘véia’ lembra disso. Ela não esquece”.

Sobre seus planos para o futuro, por incrível que pareça, Haroldo não quer parar de trabalhar, apenas diminuir as horas e a quantidade de trabalho. Seu maior sonho é conseguir trabalhar ‘por conta própria’, para ter um horário mais flexível.

“Trabalhar com o meu carro mesmo é um sonho. O que eu gostaria mesmo era de fazer transporte de mudanças. Aí fazia umas três ou quatro por semana e já tirava meu dinheirinho. Estou sossegado porque sei que Deus está sempre me ajudando”, conclui.

G1

Recomendado pelo Google: