header top bar

section content

Barragem da transposição que vazou teria rachadura de um metro e população da área corre risco. VÍDEO!

A barragem de Barreiros, localizada no município de Sertânia, em Pernambuco, vazou na manhã desta sexta-feira (3).

Por Diário do Sertão

03/03/2017 às 18h53

A barragem de Barreiros, localizada no município de Sertânia, em Pernambuco, vazou na manhã desta sexta-feira (3). A obra integra o sistema do Eixo Leste da Transposição.Segundo informações de uma rádio local, o reservatório está com uma rachadura de um metro e corre o risco do estouro total. As portas da barragem teriam sido abertas para escoar o vazamento e aliviar a pressão na estrutura.

+ XÔ CALOR: Grupo faz trecho da transposição de “Balneário” durante o carnaval e lixo já se acumula no local

Bombeiros, engenheiros contratados pelo governo federal, funcionários da prefeitura e o próprio prefeito do município pernambucano, Ângelo Ferreira (PSB), se deslocaram para o local para avaliar os danos e fazer os reparos. A assessoria do Ministério da Integração Nacional emitiu um alerta para moradores da região para que sigam as orientações das equipes que foram mobilizadas para o local.

Há registros de casas alagadas e uma ponte da região teria sido interditada. Uma igreja e uma associação comunitária estão sendo utilizadas como ponto de apoio para os moradores que evacuaram de suas residências e não poderão dormir em casa nesta sexta-feira (3).

O Ministério da Integração Nacional não confirmou de maneira oficial, até o momento, danos na estrutura do reservatório.

Confira nota do Ministério na íntegra:

Brasilia-DF, 03/03/17 – O Ministério da Integração Nacional vem a público informar que registrou na manhã desta sexta-feira (3) um vazamento no reservatório Barreiro, localizado em Sertânia (PE), entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região estão em campo tomando todas as medidas necessárias para fazer a contenção da água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório.

As comunidades do entorno estão sendo alertadas sobre medidas de segurança por técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto São Francisco.

O Ministério da Integração reforça a moradores de áreas rurais na região de abrangência o pedido para estarem alertas e seguirem as orientações fornecidas por equipes técnicas.

Créditos: Polêmica Paraíba

Recomendado pelo Google: