header top bar

section content

Raimundo Lira recebe Medalha Ulysses Guimarães por defender “promoção da cidadania e fortalecimento da democracia”

Ele recebeu a honraria das mãos do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB).

Por

17/12/2015 às 15h06

Lira recebe Medalha Ulysses Guimarães

No dia do seu aniversário, o senador Raimundo Lira (PMDB) recebeu a família no Senado Federal, onde foi homenageado com a honrosa Medalha Ulysses Guimarães, por ser um Senador Constituinte que se destacou na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. Ele recebeu a honraria das mãos do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB).
 
O Senado criou a Medalha Ulysses Guimarães em agosto de 2013. Ela leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e marca os 25 anos da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacam na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha foi proposta pelo ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo.
 
Raimundo Lira se mostrou muito agradecido pela honraria, que representa a luta de diversos parlamentares pela elaboração da Constituição de 1988, que contribuiu para a efetiva democratização do país, com a correção de injustiças e a instituição do Estado de Direito, depois de 21 anos de regime militar.
 
Na visão de Lira, que momentos após ter sido agraciado com a honraria recebeu, em seu gabinete, o abraço do seu conterrâneo, senador José Maranhão, a medalha é uma resposta institucional justa da grandeza de Ulysses Guimarães, que seguramente foi um dos vultos mais extraordinários da História Política do Brasil.
 
Também em seu gabinete, Raimundo Lira recebeu o abraço e o carinho da família, dos amigos e membros de seu gabinete, em comemoração ao seu aniversário. A comemoração teve direito a bolo, refrigerante e palavras de reconhecimento pelo trabalho desempenhado durante o ano. Raimundo Lira agradeceu a surpresa, a dedicação da família e dos colaboradores de seu gabinete e disse ter ficado emocionado com o reconhecimento.
 
Medalha – Ulysses Guimarães foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988, um dia antes de seu aniversário. Político e advogado, Ulysses foi o presidente do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição que lutou institucionalmente contra o regime militar, transformando-se, com a chegada do pluripartidarismo, no PMDB.
 
Ulysses Guimarães foi deputado federal e teve papel importante na luta contra o regime militar e pela redemocratização do Brasil. Nasceu em São Paulo, em 6 de outubro de 1916, e morreu em acidente de helicóptero no litoral do estado do Rio de Janeiro, em 1992. Por todo esse histórico, ele foi escolhido para dar nome à honraria entregue pelo Senado.
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: