header top bar

section content

Morre José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras e do PT

Em janeiro de 2003, com a chegada de Lula ao poder, foi nomeado presidente da Petrobras, que comandou até julho de 2005

Por

04/10/2015 às 15h12

O ex-presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra(Sérgio Lima/Folhapress/VEJA)

José Eduardo Dutra, ex-senador e ex-presidente da Petrobras e do PT, morreu na madrugada deste domingo, aos 58 anos, vítima de um câncer, informou hoje o partido, dois dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado que ele fosse chamado para depor em um dos inquéritos da Operação Lava-Jato.

Dutra foi um dos principais líderes do PT nos últimos anos e grande colaborador tanto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como da gestão atual, de Dilma Rousseff, de quem foi coordenador da campanha em 2010.

O ex-senador morreu em sua casa em Belo Horizonte, onde será velado hoje e onde será realizada uma cerimônia fúnebre na segunda-feira antes de ser cremado.

Apesar de estar afastado da política desde abril de 2011 por recomendação médica, o dirigente era até hoje o primeiro suplente do atual senador Antonio Carlos Valadares.
O líder sindicalista e político nasceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1957, mas desenvolveu toda sua carreira política no estado de Sergipe junto com Marcelo Déda, outro importante líder do PT que morreu em 2013.

Dutra começou sua carreira política como presidente do Sindicato dos Mineradores do Estado de Sergipe (Sindimina), que liderou entre 1989 e 1994, e como dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 1994, foi eleito senador pelo estado de Sergipe e fez enérgica oposição ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Em janeiro de 2003, com a chegada de Lula ao poder, foi nomeado presidente da Petrobras, que comandou até julho de 2005.

Também foi presidente da subsidiária Petrobras Distribuidora entre setembro de 2007 e agosto de 2009, quando renunciou para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores.

Dutra foi eleito presidente do partido para o biênio 2010-2012, mas renunciou ao cargo em abril de 2011 por seus problemas de saúde, já que seus médicos recomendaram uma vida menos agitada.

Na qualidade de presidente do PT foi coordenador da campanha presidencial de Dilma em 2010 junto com o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com o ex-ministro de Fazenda Antonio Palocci.

Na sexta-feira (2), o ministro do STF Teori Zavascki havia autorizado a convocação de Dutra para depor na Operação Lava-Jato, que investiga a organização criminosa dedicada a negócios ilícitos com a Petrobras.

Veja

Tags:
Recomendado pelo Google: