header top bar

section content

Detentos tiram fotos em festas e fazem selfie em ‘piscina’ no presídio

Governo informou que só se pronuncia após Secretaria analisar material.

Por

03/09/2015 às 08h20

Selfies de presos tiradas de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo foram repassadas a um site  por um policial da unidade prisional. De acordo com ele, as imagens, que são recentes, foram feitas com aparelhos apreendidos durante revista no presídio e mostram ainda uma piscina improvisada onde um detento tira foto.

O preso Anderson Monteiro Alves, apelidado de ‘Guri’, foi fotografado por um colega de presídio dentro da piscina. Para escapar de um monitoramento, ele teria mudado o nome que aparece no perfil do Facebook.

“Eles dizem que é para a criação de patos. Mas, é mentira, porque quando passamos pelo local, eles [presos] estão dentro da piscina só ‘de boa’ com cordão de ouro, relógios e óculos caros. Tudo só para se exibir. Nem se importam com a nossa presença. A piscina é dele [Anderson]. Já tentamos ‘derrubar’ esse ‘tanque de água’, mas não conseguimos”, afirma um policial, que não quis se identificar.

Ele afirma que a piscina fica na Ala 12, onde os presos de organizações criminosas têm quartos individuais. "Eles ainda têm um galinheiro. E é a maior dificuldade para entrarmos neste local", revela.

Há imagens que mostram festa de aniversário de integrantes de uma organização criminosa no presídio. Entre eles, segundo um policial civil, está Leno Rocha Castro, que cumpre pena por roubo. Em janeiro de 2014, ele foi preso com um quilo de maconha, revólver calibre 38 e aparelhos eletrônicos, quando era foragido da penitenciária. “Ele continua preso e essas fotos são atuais”, resume o policial.

Fazendo pose para foto em meio a garrafas de bebidas alcoólicas e sentado em uma cama, o preso Sebastião Frank Santos da Silva não se intimida com a lente fotográfica. Ele cumpre pena por tráfico e associação para o tráfico, conforme o policial militar que presta plantão na penitenciária.

Rhadryan Colares Lima chegou a fugir para o estado do Amazonas, mas foi recapturado e recambiado em janeiro de 2014 para Roraima. Na foto, ele aparece também em uma festa de uma organização criminosa.

O que diz o governo do estado
A Secretaria de Comunicação do Governo informou que a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) só se pronuncia a respeito de denúncias relacionadas a fotos ou vídeos quando tem posse das imagens.

Ainda de acordo com a Secretaria, essa medida visa averiguar a autenticidade das imagens e evitar a indução ao erro, visto que diversas delas relacionadas ao sistema prisional, produzidas em anos anteriores ao de 2015, continuam circulando por diversos meios.

A Secretaria de Comunicação conclui afirmando que, somente com base no material fornecido para análise, as informações a respeito dos fatos serão prestadas pela Sejuc.

G1

Tags:

VÍDEO: Psicologia no Ar recebe diretores e psicóloga de organização que promove cidadania em Cajazeiras

NOVIDADES

Xeque-Mate visita lançamento do novo plano da Eletrosorte, que firmou parceria com gigante dos seguros

FUTEBOL DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Dirigentes e ex-jogadores relembram histórias marcantes do Duque de Caxias, que completou 50 anos

VÍDEO: Programa de rádio que é sucesso na região de Campina fecha parceria com emissora de Cajazeiras