header top bar

section content

Greve dos servidores do INSS segue por tempo indeterminado na Paraíba

Categoria informou que vai esperar por uma proposta melhor do governo.

Por

02/09/2015 às 07h45

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua por tempo indeterminado na Paraíba. De acordo com  o secretário de administração e finanças do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho da Paraíba (SindsprevPB), Elzevir Cavalcante, a decisão foi tomada por unanimidade na tarde desta terça-feira (1º) durante uma assembleia realizada no auditório do INSS em João Pessoa. Durante a assembleia foram discutidos os rumos da greve e a contraproposta do governo.
"Vamos esperar até o governo apresentar uma proposta melhor, na próxima quinta-feira vai haver uma audiencia e estamos esperando uma melhoria nas propostas para podermos reavaliar", informou Elzevir Cavalcante.

Segundo Vera Level, da diretoria do sindicato, a greve no estado faz parte da mobilização nacional da categoria. A queda no número de atendimentos diários é de cerca de 85%, mas o sindicato não dispõe do número absoluto de pessoas que estão deixando de ser atendidas. Os servidores federais pedem um reajuste salarial de 27,5% imediato, com aumento gradual para os próximos quatro anos, além de melhores condições de trabalho.

“O Governo tem chamado para reuniões e conversas, mas até agora eles só ofereceram uma projeção de reajuste para os anos de 2016 a 2019 como uma previsão da reposição das perdas salarias da inflação neste período, mas o que a gente pede, além disso, é a reposição das perdas que tivemos até 2015”, disse. Na última reunião feita com o comando de greve, na quinta-feira (30), o Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, dividido em parcelas nos próximos anos.

Durante a greve, os atendimentos nas agências que funcionam parcialmente é apenas para os casos considerados de urgência. Os atendimentos que foram agendados estão sendo remarcados. “Na maioria dos procedimentos, o reagendamento é feito pelo telefone, através do número 135. Apenas em casos isolados é que as pessoas precisam ir até a agência e falar com o gerente local para remarcar a data”, comentou Vera.

A categoria entrou em greve por tempo indeterminado no dia 13 de julho. Além dos servidores do INSS, também aderiram à greve os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

No caso do INSS, o SindsprevPB considera como casos de urgência as perícias médicas e as concessões de benefícios, já no caso do SRTE, apenas os pedidos de seguro desemprego e as emissões de Carteiras de Trabalho estão sendo feitos. De acordo com o sindicato, cerca de 80% dos servidores aderiram à paralisação.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: