header top bar

section content

Empresa de internet demite funcionário que enviou mensagens de assédio a cliente

Jornalista relatou no Facebook contato feito pelo funcionário pelo WhatsApp.

Por

29/05/2015 às 07h40

Imagens de conversa postada pela estudante Ana Prado no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

A NET informou no início da tarde desta quinta-feira (28) que identificou e vai demitir o funcionário que enviou, sem autorização, mensagens ao telefone de uma cliente pelo aplicativo WhatsApp. A jornalista Ana Prado relatou, em sua conta no Facebook, que o contato foi feito após uma ligação para oferecer um pacote promocional.

Em nota, a empresa disse que "o colaborador envolvido foi identificado e desligado. Também foi registrado um Boletim de Ocorrência na Polícia, a fim de que o fato seja apurado também na esfera criminal. A empresa reforça que tomará todas as medidas cabíveis para apurar, identificar e afastar sumariamente qualquer colaborador ou prestador de serviço que faça uso indevido de informações pessoais, confidenciais e sigilosas de nossos clientes."

A NET diz ainda que quer "esclarecer a todos os nossos clientes que tratamos suas informações pessoais com as mais rigorosas práticas e políticas de proteção ao sigilo. Todos os prestadores de serviços da companhia estão obrigados contratualmente a assegurar a proteção dos dados dos consumidores e são proibidos de utilizar estas informações para qualquer outro fim.  Também ficam cientes das sanções contratuais, cíveis e criminais aplicáveis em caso de descumprimento."

"Além disso, os colaboradores envolvidos em atividades de atendimento ao cliente têm acesso aos dados estritamente necessários para executar suas funções, sempre de forma individualizada e rastreável."

Segundo relato de Ana Prado nas redes sociais, o funcionário teria ligado pela manhã para oferecer um pacote promocional da empresa. A jornalista informou que não estava interessada e desligou. Depois, recebeu as mensagens no aplicativo do celular. Ela fez imagens da conversa e postou em sua conta no Facebook.

“Desculpa, mas fiquei curioso”, diz o rapaz em uma das mensagens. Depois, complementa. “Por conta da sua voz”, afirmou. A jornalista questionou a atitude, disse que se tratava de algo “invasivo” e que o funcionário poderia até mesmo ser processado. Pediu ainda que ele deletasse o número de sua agenda telefônica.

O atendente da NET disse que não tinha acesso a outros dados e também pediu desculpas de forma irônica pelo contato. “Perdão pela imensa invasão. Agora, caso queira me processar ou processar quem quer que seja, fique à vontade. Terei o prazer de ganhar a causa”, disse.
"Não era só mais uma cantada tonta"

Por recomendação da empresa, a jornalista registrou um boletim de ocorrência e voltou a se manifestar pela rede social na tarde de quarta-feira (27). Ela esclareceu que decidiu divulgar o caso, ao invés de simplesmente bloquear o funcionário, para evitar que a situação se repetisse com outras pessoas.

"Aquilo não era só mais uma cantada tonta de um cara inconveniente", disse ela no Facebook. "Era uma cantada tonta de um cara que tem acesso aos meus dados pessoais e fez uso indevido para fins pessoais", completou.

Ana afirmou ainda que está em contato com a NET, que teria a intenção de dar prosseguimento ao caso na esfera criminal e de criar um canal para que denúncias similares cheguem à empresa. Além disso, a jornalista contou que foi informada de que o funcionário provavelmente faz parte de uma empresa terceirizada de telemarketing.

A publicação da jornalista no Facebook foi curtida por mais de 6 mil pessoas e compartilhada mais de 1,8 mil vezes.

Confira a íntegra da nota da NET:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação aos fatos relatados pela cliente Ana Prado, a NET informa que o atendente foi identificado e desligado de suas funções na data de ontem, 27/05/2015. Paralelamente, foi registrado um Boletim de Ocorrência pela cliente e o caso seguirá os trâmites usuais da esfera criminal.

A empresa está reforçando a orientação junto a todos os colaboradores sobre seu código de conduta ética e das consequências do uso indevido de informações de clientes.

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o e-mail [email protected], canal exclusivo para comunicação de eventuais desvios de conduta de colaboradores próprios ou terceiros. Todos os casos reportados são rigorosamente averiguados.

A NET reforça, ainda, que repudia qualquer comportamento inadequado por parte de colaboradores e que não mede esforços em zelar pela integridade e sigilo das informações de seus clientes.

Por fim, como neste caso, asseguramos que serão tomadas todas as medidas cabíveis para coibir práticas em desacordo com os valores da empresa."

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: