header top bar

section content

Traficante do Rio de Janeiro é preso na Paraíba e diz que queria conhecer o São João

Fugitivo está na lista dos procurados pela polícia do Rio de Janeiro.

Por

26/05/2015 às 07h30

Prisão do traficante foi feita em um ação conjunta entre as polícias civis dos dois Estados

O traficante carioca que foi preso na Paraíba no último domingo (25) estava visitando o estado para "conhecer praias e o Maior São João do Mundo", conforme informou o delegado Antenor Lopes Martins, titular da Delegacia de Combate às Drogas do Rio de Janeiro (Decod). O homem, de 49 anos, foi preso no domingo, em Campina Grande, Agreste paraibano, e apresentado na manhã desta segunda-feira (25), em uma coletiva de imprensa na sede do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), em João Pessoa. De acordo com a polícia, o traficante era um dos mais procurados do Rio de Janeiro.

“Ele é um procurado antigo da polícia, e uma pessoa muito perigosa. Ele e o irmão são conhecidos por chefiar uma facção criminosa no bairro carioca da Cidade de Deus desde a década de 80. Como o irmão dele está preso em um presídio federal, automaticamente ele passou a ser a pessoa que articulava os pontos de venda de drogas na região”, explicou o delegado Antenor Lopes.

Segundo o delegado, o fugitivo havia sido condenado a 27 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de armas, no Rio de Janeiro. “Ele chegou a cumprir 19 anos de prisão e conseguiu a progressão de pena para o regime semiaberto. Em novembro de 2013, ele aproveitou a progressão e não voltou mais para a cadeia”, explicou.

De acordo com as investigações da polícia, o traficante já teria visitado a Paraíba em 2014 e tinha voltado a visitar este ano. Os policiais receberam denúncias de que o homem chegou ao estado na quarta-feira (20), e no sábado (23), foi visto na praia de Tambaú, em João Pessoa“. De posse do mandado de prisão, os agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro vieram para a Paraíba, traçamos a localização dele e conseguimos prendê-lo”, disse o delegado Allan Terruel, titular do GOE.

No momento da prisão, o foragido estava em um carro com a namorada, e teria apresentado documentos falsificados para os policiais. “Quando ele me reconheceu, se apresentou como sendo a pessoa que estávamos procurando e explicou que os documentos eram falsos, que haviam sido comprados por R$ 8 mil de um falsificador carioca”, explicou o delegado Antenor Lopes.

Além do mandado de prisão, o traficante foi preso em flagrante por falsidade ideológica. A polícia investiga se o homem estava no estado apenas para visitar ou se outras articulações eram feitas na região. “Com certeza ele tem contatos paraibanos, esta vinda dele para o estado é estratégica. A gente vai levantar as informações para descobrir se ele estava na Paraíba para realizar acordos comerciais de venda de drogas com traficantes locais”, completou Lopes. O homem está à disposição da Justiça paraibana e deve ser recambiado para o Rio de Janeiro ainda nesta semana.

Outras suspeitas
Além dos crimes pelos quais o traficante foi condenado, a polícia investiga a participação do foragido em crimes de lavagem de dinheiro e também de participar na tentativa de homicídios de policiais militares dentro de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Cidade de Deus.

O traficante também é suspeito de fraudar a concessão do benefício do projeto Minha Casa, Minha Vida, no Rio de Janeiro. “Os traficantes estariam fraudando o sistema e recebiam uma certa quantia de casas para ‘distribuir’, isto é, indicar pessoas para receber o benefício. A suspeita é de que ele teria ‘direito’ a cinco casas. Ele negou e disse que só tinha quatro para distribuir, e que daria para pessoas carentes. Estamos fazendo o levantamento para descobrir como funciona este esquema e quais pessoas estão envolvidas ”, concluiu Antenor Lopes.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: