header top bar

section content

Vital garante implantação de centros para tratamento de crianças autistas em toda a Paraíba

Segundo ele, a iniciativa vai beneficiar pais e mães de crianças e adolescentes autistas de todo o estado.

Por

02/10/2014 às 16h02

Vital fala de campanha na Paraíba

O candidato a Governador da Paraíba pela Coligação Renovação de Verdade (PMDB-PT), Vital do Rêgo garantiu que, eleito, vai implantar na Paraíba uma rede de centros especializados no tratamento de crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista. Segundo ele, a iniciativa vai beneficiar pais e mães de crianças e adolescentes autistas de todo o estado que, hoje, estão impossibilitados de ter um acompanhamento dos seus filhos.
 
Vital lembrou que o tratamento para crianças autistas é feito em entidades como as AMAs – Associações de Amigos dos Autistas e que a Paraíba, atualmente, conta com apenas duas unidades, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande – esta inaugurada recentemente.
 
Ele disse que, apesar dos esforços de pais de autistas para garantir tratamento aos seus filhos, nas AMAs e em outras entidades que tem o mesmo objetivo (João Pessoa conta com outras entidades, como a ASAS, por exemplo, mas Campina Grande não) faltam vagas suficientes para garantir acompanhamento de quem precisa em todo o estado.
 
“Conheço de perto as necessidades de uma criança autista e o que a Medicina coloca como métodos com eficiência cientificamente comprovada, como o TEACCH, o ABA e o PECS. Esses métodos exigem, por exemplo, a disponibilização de profissionais especializados, que devem ser capacitados para o atendimento individual das crianças. Isso dificulta a disponibilização do atendimento nas AMAs para todas as crianças que precisam do acompanhamento”, afirmou vital.
 
Vital disse que a sua proposta é formalizar convênios com as AMAs de Campina Grande e de João Pessoa para a capacitação dos profissionais, que serão disponibilizados pelas prefeituras, em convênio com o estado. “O Estado entra com a estrutura física e a capacitação. As prefeituras com os educadores. A manutenção será fruto de um convênio. Assim, vamos garantir tratamento adequado para as crianças autistas da Paraíba”.
 
Há cerca de 10 anos, a ONU estimava a existência de uma criança com autismo para cada grupo de mil. Hoje a estimativa é de uma criança para cada grupo de 55. O aumento, segundo especialistas, ocorre por conta do diagnóstico, que antigamente não era tão fácil de se obter. Mas há profissionais que garantem a existência, igualmente, de um aumento na incidência de crianças autistas em todo o mundo.
 
Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.
 
Ascom
 

Tags:

Recomendado para você pelo google

SONHO REALIZADO

VÍDEO/FOTOS: Prefeitura de Cajazeiras realiza sorteio de 300 apartamentos e evento é marcado pela emoção

MUITA ÁGUA!

A MAIOR DA HISTÓRIA: ruas e avenidas em Sousa viram rios após fortes chuvas durante a madrugada. Veja!

SERTÃO EM DESTAQUE

VÍDEO: Com cajazeirense na vice-presidência, Paulo Maia toma posse para comandar OAB Paraíba até 2021

MODELOS DE SUCESSO

VÍDEO: Empresários do Pará interessados em implantar TV A CABO visitam Netline e TV Diário do Sertão