header top bar

section content

Vital apresenta eixos fundamentais para que o Estado desenvolva todo seu potencial econômico

Em relação a educação, o senador apresenta que esse setor precisa de fortes investimentos.

Por

15/09/2014 às 15h04

Senador Vital do Rego em Brasília. Veja!

O candidato ao governo do Estado pela Coligação Renovação de Verdade, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), apresentou que dentro do seu Plano de Estado abordará três diretrizes fundamentais que para ele alavancarão a economia paraibana são eles: a Integração física das grandes obras de infraestrutura na Paraíba; Segundo valorizar o empreendedorismo emergente e junto a isso um choque de tecnologia e criatividade, com isso o candidato peemedebista acredita que O Estado rumará para seu desenvolvimento.
 
Para Vital, o Estado encontra-se num nível letárgico, que não buscou através da criatividade, tecnologia e obras de infraestrutura seu desenvolvimento. ”No nosso governo vamos ter as definições claras do desenvolvimento e da ação social, valorizando a economia e o ajuste fiscal. Tudo isso para oferecer ao povo paraibano a justiça social que tanto merece”, afirmou.
 
Dentre os eixos do seu Plano de Estado destacados, estão ainda suas metas para as áreas de saúde, a educação, e as obras estruturantes. Segundo entende Vital, o funcionamento desses setores é de fundamental importância para a Paraíba retomar o caminho do desenvolvimento, e os paraibanos poderem viver bem.
 
Para Vital, a saúde ainda é um dos setores que tem funcionado com estrema dificuldade na Paraíba. Segundo ele, não é concebível em pleno século XXI ainda se assistir cenas tristes de paraibanos morrendo na porta dos hospitais, ou esperando em filas intermináveis a vez de ser atendido.
 
 Na condição de parlamentar que liderou no Senado uma frente em favor de mais recursos para o financiamento da saúde pública, Vital apresenta no impresso uma série de ações para mudar a triste realidade no Estado paraibano.
 
O candidato ao governo do Estado pelo PMDB, lembra que no Senado tem lutado pela aprovação do “Mais Médicos”, do Orçamento Impositivo para saúde, e trabalhando pelo “Saúde Dez”.
 
Na Paraíba, caso seja eleito, ele disse que vai manter um canal de diálogo próximo entre o governo e o funcionalismo público da saúde e resgatar a malha de hospitais deixada no governo de José Maranhão.
 
“O PMDB tem compromisso com a saúde, pois, foi o partido que construiu os hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande. Vamos acabar com a Terceirização e retomar o controle dos hospitais em todo o Estado. Quem prometeu uma maternidade em cada município e fechou as que o PMDB deixou, tem pouco crédito para debater a saúde”, disse.
 
Vital também garante criar um comitê gestor para acompanhar as ações de saúde do Estado, garantindo a construção do Hospital Estadual da Criança no local onde hoje fica a Granja Santana – residência oficial do governador – transformando a maternidade Arlinda Marques em Hospital da Mulher.
 
“Durante o governo de Maranhão, deixamos 11 hospitais e Cássio não deixou recursos para aplicar neles e hoje temos essa política de terceirização da saúde pública”, destacou.
 
Em relação a educação, o senador apresenta que esse setor precisa de fortes investimentos. Segundo o peemedebista, na Paraíba, 19% da população é analfabeta, 51% conclui o Ensino Fundamental e apenas 39% conclui o Ensino Médio. Ele disse que se eleito vai mudar esta realidade, fazendo valer as metas do Plano Nacional de Educação, assim quebrando as dificuldades de aprendizagem do aluno e promovendo a valorização do servidor.
 
Vital que foi o relator do Plano Nacional de Educação explica que é preciso aumentar significadamente o orçamento estadual na Educação Pública, e garantir mais investimentos para melhoria salarial dos trabalhadores em educação, aumento do número de creches, escolas, reformas e ampliações, além de garantir mais investimentos e autonomia financeira para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus esse que seu pai foi o primeiro reitor, além da criação da Universidade do Sertão.
 
Outro ponto, apresentado pelo peemedebista, é a parceria com o Governo Federal, no qual anunciou que ele como senador já conseguiu melhorar a vida dos estudantes da Paraíba, quando conseguiu destinar uma emenda para Paraíba, viabilizando 120 ônibus para transporte escolar.
 
Em relação as obras estruturantes, o candidato ao governo do Estado pelo PMDB, afirmou que em seu programa de governo está um projeto para integrar as cidades da Paraíba para que as mesmas possam se desenvolverem.
 
Entre as obras que Vital pretende implantar na Paraíba, destaques para a duplicação da BR 230; a modernização do Porto de Cabedelo; e a modernização da malha ferroviária paraibana em uma parceria público privada com a Transnordestina; a implantação do Porto de Águas Profundas; ampliação e modernização dos aeroportos paraibanos com a construção de aeroporto de cargas, apoio para conclusão das obras de Transposição do Rio São Francisco e outras obras que promoverão a integração do desenvolvimento regional.
 
“Lamentavelmente ao longo desses três anos e meio tanto o PSB quanto o PSDB, que governaram juntos a Paraíba, não tiveram ações propositivas para unificar os municípios e vamos oferecer riquezas e desenvolvimento a estes”, disse Vital.
 
Da Ascom

Tags:
Recomendado pelo Google: