header top bar

section content

PEC dos Agentes de Trânsito, de autoria de Hugo Motta, é aprovada por unanimidade

A votação, que aconteceu em dois turnos, foi realizada nesta quarta-feira, 28 de Maio, e cria a carreira de agentes de trânsito.

Por

29/05/2014 às 15h08

Agentes de Trânsito vibram com PEC

A Proposta de Emenda a Constituição 77/2013, oriunda da Câmara Federal denominada PEC 55/2011, de autoria do Deputado Federal Hugo Motta (PMDB/PB), foi aprovada por unanimidade no Senado Federal.

A votação, que aconteceu em dois turnos, foi realizada nesta quarta-feira, 28 de Maio, e cria a carreira de agentes de trânsito. Segundo o Deputado Hugo Motta, esse é um momento histórico para a categoria. "São profissionais que lidam com a segurança viária e garantem uma boa mobilidade nos centros urbanos, mas não eram reconhecidos perante a nossa carta magna, a Constituição Federal. Esse é um passo importante para a categoria que, a partir da promulgação, poderão encarar novos desafios, pois, agora, existe legalmente", ressaltou.

O relator da PEC, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que a aprovação da proposta representa um momento importante para a categoria de agentes de trânsito e para a segurança viária em todo o Brasil. Ele também agradeceu aí senador Renan Calheiros por pautar a matéria, que tramitou mais rapidamente em virtude de calendário especial acordado entre as lideranças partidárias.

O texto prevê que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.
No primeiro turno de votação, foram 58 votos favoráveis e no segundo, 60. A matéria segue para promulgação em sessão solene a ser realizada nos próximos dias.

De Patos para o Brasil

A PEC 55/2011 surgiu após uma conversa do Deputado Hugo Motta com os agentes de trânsito lotados na Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos (STTRANS), que na ocasião fez levantamento dos diversos anseios da categoria para o recém empossado deputado.

Parlamentar de primeiro mandato, o mais jovem da história da Câmara Federal, Hugo Motta emplaca a aprovação de uma PEC por unanimidade em primeira e segunda votações na Câmara e no Senado.

"É um momento de satisfação por ver o resultado de um trabalho realizado com a base, conversando com a população que está na ponta e sente na pele os dramas do cotidiano. Continuaremos assim, fazendo política ouvindo a sociedade e garantindo que nosso mandato seja participativo", enfatizou

Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: